Treissi Amorim logo
News

A intuição tem respaldo científico: ouça a sua!

No último texto publicado por aqui, a gente sugeriu que as mulheres escutem a sua intuição a fim de conseguirem, sem culpa, identificarem e se afastarem de mulheres tóxicas. Isso porque, quando se trata de identificar homens tóxicos, o trabalho é mais fácil.

Em meio a um mundo em que as mulheres são cobradas o tempo todo a apoiarem outras mulheres, quando sentimos uma coisinha ruim em relação a alguma outra pessoa do mesmo gênero, pode ser que surja o sentimento da culpa. E a intuição, nessas horas, pode ser o seu melhor guia.

Mas, como dá para saber o que é, quando sentimos e como confiar na intuição? Esse tema, que parece se tratar, muitas vezes, de algo místico e sem muita explicação, na verdade, encontra, sim, respaldo na ciência - e todos devem usar.

Há, por aí pela internet, muitas frases dizendo algo no sentido de que a intuição é o GPS da alma, ou seja, o mapa que está dentro de você e que irá guiá-la pela vida. 

Mulheres sabem identificar a intuição

Mas, como identificar a intuição? Todos que afirmam utilizá-la, dizem que é como se fosse um sopro, sabe quando um pensamento surge na sua mente? Ele vem do nada e desaparece do nada, podendo ser uma frase, um arrepio, uma sensação, um sentimento. Só que há um porém: a mulher deve estar muito conectada consigo mesma, e é através da prática que se faz isso, pois do mesmo jeito que surge, a intuição parece se dissolver.

Não é como um pensamento que surge pelo medo, mesmo que a intuição seja por algo ruim. A intuição é algo leve, que te dá um recado. Aliás, se formos pensar na questão mística, dizem, também, por aí, que a intuição são os seus antepassados sussurrando ao seu ouvido.

Mas, vamos ao que interessa: já deixamos claro que ela tem respaldo científico e queremos demonstrar como a ciência entende a intuição e por quais motivos você deve prestar atenção nela.

O sussurro a que chamamos de intuição, segundo a ciência, nada mais é do que o seu cérebro ter captado e organizado informações sutis ao longo da sua vida, que são capazes de concluir por algo específico, que parece surgir do nada - a intuição. Essa conclusão, segundo os cientistas, seria um processamento de informações - e, portanto, não tão desconectado da razão assim.

Há um experimento realizado por um psicanalista que envolveu a observação de alguns casais, por alguns anos, que tinha por objetivo identificar quais as causas de divórcio. O acerto foi de mais de 90%, apenas observando comportamentos comuns entre os casais.

A conclusão do experimento foi que, para que um casal não dê certo, há quatro variantes comportamentais:

  • manter-se na defensiva;
  • impossibilitar discussões;
  • criticar o parceiro;
  • desprezá-lo.

Alguns dos participantes deixaram claro para o cientista que uma intuição já os tinha dito que o casamento não daria certo, logo no começo da vida conjugal. De onde se concluiu que a intuição é o cérebro pescando, analisando e guardando essas informações extremamente sutis que recebemos o tempo todo, do mundo externo.

Por isso, da maneira como sugerimos na nossa matéria sobre ouvir a intuição para se livrar de outras mulheres tóxicas na sua vida, é possível dizer que os valores de cada mulher está bem amarrado no seu cérebro. E, por isso, ouvir a intuição é algo certeiro: o seu cérebro vai saber te guiar por entre os muitos perfis das mulheres do seu convívio, pois ele já aprendeu a fazer isso ao longo dos dias, sem que você percebesse - mas de acordo com os seus próprios valores.

Como prezamos pelo equilíbrio e autorresponsabilidade, é importante lembrar que você não deve descartar a intuição em função da análise e nem o contrário, ou seja, você não deve descartar a análise em função da intuição. Atue em equilíbrio e vá prestando atenção nos sinais, veja se eles acontecem e como você se sente. Esse também é um trabalho para que você conheça como a intuição se manifesta em você.

Texto: Julia De Luca
Fonte: https://super.abril.com.br/ciencia/o-poder-da-intuicao/ e https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-44829457