Treissi Amorim logo
News

Quanto vale um like?

Recentemente, com a retirada do número de curtidas no Instagram, a discussão se acalorou. Mas a pergunta ainda é válida: quanto vale um like?

A caça de curtidas nas redes sociais sempre foi algo bem conhecido de todos os seus usuários. Seja porque são eles mesmos os caçadores, seja porque conhecem algumas pessoas que imploram pelas suas curtidas.

De qualquer maneira, a busca por fotos perfeitas já custou a saúde e a vida de muitos usuários. Sim, há registros de mortes causadas por tentativas frustradas de tirar selfies, a fim de que sua publicação rendesse likes.

Essa nova moeda de troca que leva as pessoas à morte, beira a irracionalidade, quando lemos notícias que compilam fotos e mais fotos em lugares históricos do mundo, como é o caso das fotos tiradas por blogueir@s (ou aspirantes) em campos de concentração nazistas, palco da morte de milhões de judeus - e que não possuem absolutamente nada a ver com fotos para mostrar looks, posar com um acessório da moda ou fazendo pose de ioga, por exemplo.

Atualmente, a série produzida e transmitida pela HBO, que retrata o desastre nuclear em Chernobyl, na Rússia, elevou o número de visitantes ao local. O problema, contudo, é que tem gente tirando foto seminua por lá, expondo sua saúde à radiação sem precedentes que ainda existe no local. Parece que as viagens não são mais para tentar entender o que aconteceu em determinada época da história do mundo - e tentar sentir aquele arrepio que os viajantes sentem ao se deparar com situações históricas.

A cidade, hoje, é fantasma, pois teve de ser evacuada à época do acidente. Lá também foi palco de muitas mortes e muito sofrimento.

Imagem que retrata o desastre nuclear em Chernobyl, na Rússia
Imagem que retrata o desastre nuclear em Chernobyl, na Rússia

De qualquer maneira, a moda agora é posar. E, depois, postar. Os caçadores de likes viajam por cidades fantasmas, entram nos campos de concentração nazistas e mergulham em lagos de dejetos químicos.

Explica-se: há uma localidade, também na Rússia, em que existe um lago azul, que lembra as águas dos mares do caribe, na América Latina. E por lá, com as suas coloridas boias de unicórnios e rosquinhas, muitos jovens aparecem para tirar uma foto e postar nas redes sociais. Será que vale o risco da saúde deles? Quanto vale cada like?

A discussão sobre a retirada dos likes no Instagram fomenta, ainda mais, essa discussão. Adianta? Já existem debates acusando os comentários como sendo algo mais nocivo (se considerarmos como parâmetro a saúde mental dos usuários, como alegaram os desenvolvedores da rede social) do que o número de curtidas.

E vocês, queridas leitoras, para que fins estão usando as suas redes sociais: estão compartilhando alegrias e momentos felizes ou estão em busca de aprovação? Tome cuidado, pois a sua saúde e a sua vida não valem nenhum like. Não há preço a ser dado quando estes itens são tão valiosos assim.

Texto: Julia De Luca