Treissi Amorim logo
News

Como identificar mulheres tóxicas em sua vida

As mulheres sempre foram vistas como bondosas, sendo que, muitas vezes, é esperado que elas sejam até ingênuas. Muitas das nossas leitoras, temos certeza, já passaram por situações em que o seu comportamento foi questionado, quando a fala e a postura foi firme e rígida, para defender algum ponto do qual se tem certeza, certo?

Em outras palavras, muitas mulheres passam por situações, especialmente no meio profissional, em que a energia masculina, aquela da ação, se faz mais necessária, e são criticadas por este tipo de comportamento, chegando a fazer com que elas mesmas se questionem sobre tal atitude.

Por outro lado, essa chuva de críticas, geralmente, é aparente quando vem de algum homem. Mas, e este é o ponto chave da leitura de hoje, você já sofreu algo assim vindo de outras mulheres?

Acontece que somos sempre ensinadas a nos comportar de forma gentil e maternal, acolhendo todas as dores dos outros - mas e a sua? Já parou para pensar que outras mulheres também são tóxicas, assim como estamos constantemente acostumadas a pensar sobre os homens?

Não é pecado nenhum ouvir a sua intuição sobre este tema: você não estará sendo maldosa, apenas sendo fiel a si mesma e aos seus valores e princípios. Sair de uma relação tóxica, seja por energia de inveja ou rejeição, é acolher a sua força feminina: você não é obrigada a estar do lado de quem te causa mal.

E esta é uma espécie de egoísmo bem saudável, nada tem a ver com a falta de sororidade. Claro que você não precisa fazer o mesmo e brigar, ofender, difamar ou criticar estas mulheres tóxicas, até mesmo porque você estaria fazendo a mesma coisa. Mas você pode - e deve! - simplesmente se afastar, sem culpa ou peso na consciência.

Às vezes, há muitas mulheres tóxicas perto da gente e acabamos por pensar que temos que ter empatia, mesmo que algo grite dentro dos nossos corações. Primeiro passo: escute-se. Leve-se a sério, saiba quem você é e quais os seus valores. Isso será determinante para ler estas pessoas tóxicas e conseguir bloqueá-las da sua vida, sem aquela sensação de que você está contra as mulheres, ou que não é feminista, ou que é machista. Ou que é tudo isto ao mesmo tempo.

As mulheres a quem você pode dar a sua empatia e a sua sororidade, pra quem você pode estender a sua mão, são aquelas que te fazem bem. Só você, junto com a sua intuição, irão identificá-las. E isso é, reforçamos, saudável. Olhe para si e escolha bem com quem compartilhar sua vida: viva este egoísmo saudável e cheio de valores e virtudes, silenciando a voz que vem da rua e ouvindo a que fala no seu coração.

Um pouco de energia masculina, ou seja, energia de ação, é saudável para todos. Somos o equilíbrio entre o masculino e o feminino, então, abrace-se. Mantenha sua firmeza junto com a sua doçura e os seus espinhos junto com as sua pétalas. Siga com seus valores como seu norte.

Texto: Julia De Luca