Treissi Amorim logo
Viagens

A chuvosa Londres dos livros e filmes

Quem nunca quis tirar uma foto naquele orelhão vermelho dos filmes ou pedir um táxi preto no estilo inglês? Alguém aí já quis ver a rainha passando e dando tchauzinho? E o ônibus de dois andares? Ou então aqueles soldados com chapéu preto e farda vermelha? Estas são cenas muito marcantes no nosso imaginário popular, pois muitos cenários de livros, filmes, pinturas vão sendo embutidos em nosso dia a dia, muitas vezes sem nem nos darmos conta. Um quadro na parede com a London Bridge aqui, um item de decoração com a bandeira inglesa ali. Aos poucos, vamos assimilando a cultura europeia tão fortemente que passamos a esperar e sonhar por este momento de ver com os próprios olhos.

Nas primeiras caminhadas você já avista o famoso orelhão vermelho

Nesta viagem, por ser a primeira e ter durado apenas três dias, o foco ficou nos pontos mais conhecidos de Londres. Logo de cara, esta sensação de estar dentro de um filme ou livro é super forte, porque nas primeiras caminhadas, você já avista o famoso orelhão vermelho, ônibus e os táxis ingleses. Por ser uma cidade, embora moderna, super tradicional, Londres faz questão de manter a tradição dos orelhões e dos táxis nos estilo retrô. A profissão de taxista por lá, é, inclusive, super respeitada e de status. Tanto que esta foi uma das metrópoles que mais teve resistência ao “uber”. Outra coisa bem clássica que eu já imaginava era a previsão chuvosa e os dias cinzentos. Dito e feito! No último dia teve que rolar turismo na chuva mesmo e apenas em um pedaço de tarde em um dos dias é que vimos um pouquinho de sol para animar. Vou falar aqui de alguns pontos e dos bairros preferidos que tocaram o coração por serem cenário de filmes e livros que gosto.

UM LUGAR CHAMADO NOTHING HILL

Hugh Grant & Julia Roberts - Um lugar chamado Nothing Hill

A rainha eu não vi, nem dei muita bola pros soldados super sérios, mas estar no local onde foi gravado um dos meus filmes favoritos foi muito bom! Nothing Hill é um bairro super fofo que fica dentro da cidade de Londres. Foi lá que foram gravadas várias cenas do filme “Um lugar chamado Nothing Hill”, lançado em 1999 (Eita! Me senti levemente experiente ao conferir essa data no Google agora). Mas voltando ao bairro, lá você pode caminhar tranquilamente, passando por antiquários e feirinhas até chegar à porta onde se hospedou a personagem de Julia Roberts e onde morava seu par romântico.

Bairro Nothing Hill na cidade de Londres

Na sequência, em uma rua próxima, está a livraria cujo personagem do Willian Thacker era dono. Muitas pessoas visitam o bairro por causa do filme. Ele continua sendo um bairro de moradia até hoje, onde muitas celebridades moram, já que representa hoje uma área nobre e tranquila da cidade.

A livraria cujo personagem do Willian Thacker era dono

ELEMENTAR MEU CARO WATSON

Elementar meu caro Watson

Meu segundo ponto preferido foi a Baker Street, onde morava o investigador mais astuto dos romances policiais: Sherlock Holmes. A rua que também é nome da estação de metrô tem um museu que leva o nome do personagem e uma estátua dele com seu cachimbo na mão. Como tínhamos pouco tempo na cidade, chegamos lá quando já estava escuro (em janeiro, anoitece por volta das 16pm por lá) e o museu também havia fechado. Mesmo assim, foi possível sentir o clima do bairro e curtir a rua onde a dupla dinâmica Sherlock e Watson desvendou muitos crimes.

Estátua do personagem Sherlock Holmes
Baker Street, em frente a casa de Sherlock Holmes

JARDINS DA REALEZA

As pessoas aproveitam para passear nos parques, que são abertos ao público

Além do palácio da rainha, existem vários jardins espalhados pela cidade que fazem parte do patrimônio da coroa. Visitamos um que ficava pertinho de Nothing Hill e foi nosso único momento de sol da viagem. Esses parques são abertos ao público e muita gente aproveita a luz do dia para relaxar, ler um livro, passear com cachorros ou fazer uma caminhada.

BIG BEN EM REFORMA E LONDON EYE

O Big Ben está em reforma e com isso não é possível vê-lo perfeitamente

Desde o ano passado, o Big Ben está em reforma e com isso não é possível vê-lo conforme expectativas, mas a região é o principal ponto turístico de Londres. Ali mesmo, podemos ver a London Bridge, famosa ponte londrina e também a London Eye, uma das maiores rodas gigantes do mundo onde se pode ter vista panorâmica de toda a cidade. Como estávamos lá para o réveillon, passamos a virada do ano na área externa da London Eye. Durante a passagem de ano, há um show de fogos espetacular que dura cerca de 15 minutos e atrai muitos turistas também.

London Bridge, famosa ponte londrina
London Eye, uma das maiores rodas gigantes do mundo

E aí? Sentiu vontade de conhecer mais sobre Londres? Numa próxima matérias falarei sobre os bairros mais descolados da cidade, que fogem dessa área mais tradicional. São bairros onde se respira moda, música, culinária e arte numa pegada alternativa.

Até a próxima!

Parques de Londres