Treissi Amorim logo
Viagens

Game Of Thrones Lovers: Lugares na Irlanda do Norte para conhecer

ALERTA 1: este é um texto especial para os Game Of Thrones Lovers! Se você adora esta série, entre outros filmes e produções com as paisagens célticas mais lindas, vai gostar de saber o que lhe espera na Irlanda do Norte. Afinal, para quem não sabe foi lá que muitas cenas da série foram gravadas.

Cenas de Game of Thrones gravadas na Irlanda

ALERTA 2: se você, assim como eu, não assistiu Game Of Thrones, tá tudo bem também (#tamojunto)! Este texto também vai contar sobre a cidade onde foi produzido o navio mais famoso do mundo. Esse mesmo: Titanic! Você sabia que ele foi construído e deu partida da Irlanda do Norte? Nem eu. E essa é justamente uma das coisas que mais gosto nas viagens, encontrar o que eu nem estava procurando. Confira mais detalhes sobre essa expedição de um dia pelo norte da Irlanda. 

Famosa Rope Bridge

Para começo de conversa, a Irlanda é conhecida como a Ilha da Esmeralda. Se você reparar nas fotos, nem vou precisar explicar muito, porque tem VERDE de todos os tipos para todos os lados! Hoje a grande Ilha é dividida entre Irlanda do Sul e Irlanda do Norte. A Irlanda do Norte pertence à Inglaterra, diferente da Irlanda do Sul (onde fica a famosa capital amada por muitos brasileiros – Dublin), que se tornou independente em 1921. De uma parte para a outra, você precisa viajar algumas horas de carro ou ônibus. A opção mais prática escolhida pelo nosso grupo foi a contratação de um tour particular para visitar os pontos que desejávamos. A amiga Vanessa Kern que entende do assunto de viagens fez o roteiro e preparou tudo para o grupo. O motorista (também brasileiro) já conhecia os pontos e seguiu a viagem com horários e paradas flexíveis, conforme nossa necessidade, o que facilita muito!

Ilha da Esmeralda

Este passeio durou um dia, mas é possível fazê-lo com mais calma e dormir na cidade de Belfast que tem mais opções ou até mesmo em um dos vilarejos que são também “airbnb” e alugam quartos para turistas. No nosso caso, saímos super cedo de Dublin e voltamos à noite. Fomos conhecer alguns pontos famosos da parte norte da ilha e encerramos a viagem em Belfast, capital da Irlanda do Norte, onde paramos para comer e visitamos o museu do Titanic. Vou apresentar aqui alguns detalhes desse dia fantástico (e cansativo!) de acordo com o roteiro que fizemos. Confere aí e depois nos diz o que achou.

- The Dark Edges (Rua das árvores onde acontece uma das primeiras cenas do seriado Game of Thrones);

The Dark Edges onde acontecem cenas de Game of Thrones
Foto: Bruno Ramos

Esta foi nossa primeira parada e ainda estávamos com cara de sono da viagem. Ao longo da rua, árvores milenares se alinham fazendo uma paisagem incrível. Foi lá que algumas cenas dos primeiros episódios foram gravadas. Eu não assisti à série ainda, mas adoro todo esse contato com a natureza que a Irlanda oferece. São paisagens de tirar o fôlego.

- Rope Bridge (famosa ponte de corda de aço que fica numa das extremidades da ilha)

Rope Bridge - famosa ponte de corda de aço

Esta foi a parte que mais gostei neste passeio, porque pegamos um pouquinho de sol (raro na época do outono-inverno) e brincamos de atravessar a ponte de aço que nas fotos parece ser mais assustadora do que pessoalmente. Amei a experiência! A imensidão e contraste entre penhascos, campo, mar e céu é simplesmente incrível! Aos amantes de experiências com a natureza: Irlanda é destino certo para você se apaixonar.

Caminhando pela Rope Bridge

- The Giant's Causeway (ponto imperdível onde pedras milimetricamente organizadas contam a lenda irlandesa de uma luta entre gigantes).

The Giant's Causeway

Ao chegar ao terceiro ponto da nossa viagem, demos de cara com essas pedras que se organizaram perfeitamente em 40 mil colunas em formato de losango após uma erupção vulcânica há 60 milhões de anos (!!!!!). Uou, é muito tempo, é muita pedra!

Por trás disso, há uma lenda irlandesa que diz que dois gigantes prometeram um duelo, mas não tinha como ir de uma ponta de ilha a outra. Então, um deles resolveu construir uma calçada de pedras para alcançar a ponta da ilha do outro gigante.

A perfeição do modo como as pedras são colocadas é incrível. A trilha até lá oferece um “audio guide”, aparelho comum na Europa (em museus abertos ou fechados) em pontos turísticos, com o qual você pode caminhar e ouvir ao mesmo tempo a história dos pontos.

A perfeição do modo como as pedras são colocadas é incrível

Dica para os viajantes: prepare o casaco com toca, porque o vento por lá não dá trégua.  

- Belfast (cidade que, apesar de irlandesa, tem clima inglês e carrega a história da separação e guerra civil do país).

Museu Titanic - Belfast

Para encerrar nosso dia de aventuras, fizemos uma parada em Belfast. Cidade universitária super aconchegante. O clima lá é inglês e a moeda é em libras, como na Inglaterra. Visitamos o museu do Titanic que é lindo e emocionante demais. O prédio do museu é do tamanho da proa do navio e você consegue ter dimensão do quão grande era. Homenagens às vítimas do naufrágio por todos os lados e a marca no chão de onde o navio partiu. Emocionante.

Em Belfast é possível também ver um muro que atravessa a cidade e que era usado para dividir católicos e protestantes. Depois de certo horário, não era possível que pessoas de um lado circulassem pela área do outro.

Ao fim do dia, voltamos para casa com aquela sensação de uma viagem de três dias vivida em um dia só. Foi intenso! Embora o Brasil tenha muitos encantos naturais incomparáveis, a Irlanda, dada sua trajetória, já tem uma estrutura muito legal para receber turistas nesses pontos naturais, o que dá segurança e suporte para conhecer o lugar não só na sua forma, mas também na sua história!

E aí? Ficou curioso para conhecer mais cantinhos da Ilha da Esmeralda? Conta pra gente e até a próxima!