Treissi Amorim logo
News

1ª Conferência da Mulher Brasileira fortalece a representatividade feminina nos EUA

Foto: Helenita Morais Photography / Hamk Productions

No último fim de semana, aconteceu em Boston, nos Estados Unidos, a I Brazilian Women's Conference (a primeira Conferência da Mulher Brasileira), com o objetivo de valorizar a relevante presença das mulheres brasileiras nos Estados Unidos.

A linha da temática da Conferência foi o empreendedorismo, liderança e a representatividade destas brasileiras em movimentos sociais. O evento, portanto, teve como objetivo integrar, ou seja, unir as organizações brasileiras e americanas, além de estimular o empoderamento feminino através da troca de experiências, para que elas se sintam motivadas a continuar fazendo a diferença nas comunidades em que estão participando ativamente.

Com palestras organizadas e voltadas para os temas de empreendedorismo, finanças, marketing digital, associativismo, o evento contou com verdadeiras autoridades palestrantes nos assuntos.

A embaixadora Glivânia de Oliveira, a idealizadora, Liliane Paiva, a presidente do Conselho de Cidadãos de Boston, Margareth Shepard e a Diretora de Educação Executiva e Empresarial da Babson College, Gisela Lokpez
Foto: Helenita Morais Photography / Hamk Productions

Vale salientar que este importante evento aconteceu por iniciativa de instituições respeitáveis, como é o caso do Jornal Brazilian Times e da Brazilian Community Heritage Foundation, com apoio do Ministério das Relações Exteriores, Consulado-Geral do Brasil em Boston, Secretaria de Política para Mulheres e da Babson College. A edição do evento foi realizada no centro executivo de conferências da própria Babson College, na cidade de Wellesley (MA). 

“Nosso objetivo principal foi o de reunir, integrar, engajar, dar visibilidade e criar oportunidades de crescimento para as mulheres empreendedoras”, frisou a idealizadora da Conferência, a diretora comercial do Jornal Brazilian Times, Liliane Paiva.

A idealizadora da Conferência, a diretora comercial do Jornal Brazilian Times, Liliane Paiva 
FOTO: Helenita Morais Photography / Hamk Productions

Durante os ciclos de palestras e painéis, com os temas voltados para a importância feminina, ficou claro que, apesar da grande importância destas mulheres, ainda há muitos desafios a serem superados. O assunto da autoconfiança já é velho conhecido das mulheres e, portanto, podemos considerar que este é o tópico que mais faz diferença para a realização dos empreendimentos femininos. A ideia, então, foi, justamente, estimular esta autoconfiança.

Segundo a especialista em gestão e carreira, Adm. Vanilsa Oliveira, uma das palestrantes, “estes eventos são fundamentais para despertar o potencial criativo, revelar forças, estimular o protagonismo, sobretudo, oportunizar a troca de experiências e oportunidades de negócios”.

A palestrante Vanilsa Oliveira com a presidente do Conselho de Cidadãos de Boston, Margareth Shepard
Foto: Helenita Morais Photography / Hamk Productions

A empresária e investidora brasileira, Evelyne Buchatskiy, contou suas experiências nos negócios, como iniciou suas empresas e estimulou a plateia a não ter medo de experimentar, não esperar seguir todo um cronograma e estar com um projeto perfeito e todo pronto pra dar o primeiro passo, “jogue-se de cabeça e experimente, teste o mercado, valide sua ideia”.

Empresária e investidora brasileira, Evelyne Buchatskiy
Foto: Helenita Morais Photography / Hamk Productions

Destacamos, também, a jornalista e apresentadora do Programa Planeta Brasil, Fernanda Pontes, morando nos EUA há 5 anos, que compartilhou suas experiências e falou sobre a arte de se reinventar, com toda energia e simpatia: “No meu programa sempre busco histórias e pessoas que me inspiram a ser uma profissional melhor e um ser humano cada vez melhor”.

Diante de tantos relatos de sucesso e coragem, o evento certamente ficou marcado no calendário das instituições que o promoveram, pelo sucesso não só de público, mas, também, pelo rico conteúdo proposto, que certamente será bem aproveitado por todas as ouvintes, seja voltado para os negócios ou para empreendimentos pessoais, também.

A jornalista e apresentadora do Programa Planeta Brasil, Fernanda Pontes
Foto: Helenita Morais Photography / Hamk Productions

A troca foi muito rica e nós, aqui do site, gostaríamos de parabenizar pelo profissionalismo com o qual a Conferência foi realizada. Ficamos muito orgulhosas de encontrar com tantas brasileiras de sucesso e que apoiam outras mulheres. A união, certamente, faz a força.

Homenagem

No final do evento, a idealizadora Liliane Paiva e a equipe do Consulado-Geral do Brasil em Boston prestaram uma homenagem à Embaixadora Glivânia de Oliveira, que realizou um excelente trabalho em prol da integração das mulheres. Liliane destacou em sua fala que a Embaixadora foi uma das mulheres que inspirou a realização desta Conferência e que ela fecha sua gestão com chave de ouro, já que este é o último evento que apoia a frente do Consulado.

A Embaixadora Glivânia de Oliveira
Foto: Helenita Morais Photography / Hamk Productions
Liliane Paiva recepcionando as convidadas do evento