Você já parou para reparar quanto tempo dedica do seu dia para você mesmo? Mesmo com pouco tempo livre, como você aproveita ele depois do expediente? Quanto tempo você fica na frente da tela do computador, da TV ou do seu celular? Passar tempo demais na frente desses aparelhos pode, sim, influenciar na sua felicidade. Saiba porquê!
Em um artigo no site Quartz, com base em pesquisas realizadas com mais de 1 milhão de adolescentes nos EUA, a conclusão foi que o excesso de tempo na frente das telas nos deixa infelizes. Ou seja, qualquer atividade longe de dispositivos eletrônicos – TV, celular, tablet ou computador – podem gerar sensação maior de felicidade.
“Descobrimos que adolescentes que passavam mais tempo vendo seus amigos pessoalmente, se exercitando, praticando esportes, frequentando serviços religiosos, lendo, ou até mesmo fazendo a tarefa de casa estavam mais felizes. Contudo, adolescentes que passavam mais tempo na internet, jogando no computador, nas redes sociais, usando bate-papo por vídeo ou mensagens de texto ou assistindo TV eram menos felizes”.
FOTO - wikihow.com
Embora esta pareça ser uma verdade óbvia, é importante alertarmos para os riscos de nos tornarmos dependentes dessas telinhas. Afinal, não só os adolescentes têm sofrido desse mal. A questão chave é: chegar em casa e relaxar de frente para estes aparelhos tem realmente gerado sensação de descanso? O que realmente recarrega suas energias depois do trabalho?
O papo aqui não se trata de ser radical e desistir completamente da tecnologia. Em vez disso, a solução é um ditado familiar: tudo com moderação. Até porque alguns conteúdos digitais também podem abrir sua mente para novas ideias. A questão é selecionarmos melhor esse material que estamos consumindo naquele tempinho precioso do descanso. Às vezes as opções chegam até nós tão prontas que até esquecemos tantas coisas legais que podemos fazer pra relaxar, descontrair e espairecer depois de um dia de trabalho, de acordo com nosso real desejo. Se você está sem ideias de como buscar um momento de descanso com mais qualidade, reunimos algumas para você (incluindo algumas dicas que aliam tecnologia e descanso)!
1 - Leia um livro
FOTO - wikihow.com
Você é uma daquelas pessoas que vive dizendo que não tem tempo para ler? Poisé, a falta de tempo tem virado desculpa para muitas coisas. Que tal 20 minutinhos de leitura por dia e 20 minutinhos de redes sociais a menos? Que tal retomar aquele livro que você está postergando faz tempo ou simplesmente comprar um livro novo que lhe interesse?
A dica é escolher um tema que você goste e não necessariamente que você precise ler por causa do trabalho ou da faculdade. Quando lemos o que gostamos, também podemos sentir prazer.
2 - Ouça um Podcast
Podcast funciona como uma plataforma digital com milhares de conteúdos gravados em áudio. Claro, isso requer tecnologia, mas depois que você apertar o play, tudo que você precisa fazer é sentar-se, fechar seus olhos e ouvir. Inclusive, você pode também transformar o trabalho em momentos de descanso. Se precisa pegar a estrada e encarar o trânsito por mais de uma hora, por que não fazer isso ouvindo algum conteúdo do seu interesse? Você não precisa mais desperdiçar seu tempo com programas de rádio que não chamam atenção ou com músicas da moda. Aproveite melhor seu tempo e transforme qualquer atividade mais mecânica (como dirigir, lavar a louça, caminhar para o trabalho) em um momento de relaxamento e aprendizagem.
3 - Ligue para um amigo ou converse pessoalmente
FOTO - wikihow.com
Tudo bem que a vida anda corrida, mas sabe aquele amigo ou amiga que você está sentindo falta de conversar? Será que não sobra uns minutos do seu dia para se conectar com esta pessoa? A conexão pode ser digital ou pessoal (somos do time que preferimos o olho no olho, mas se não é possível, trabalhamos com o que temos). Sabemos que nem sempre dá para ter aquela conversa longa, mas experimente um dedinho de prosa com quem você gosta, pode ser milagroso e restaurador.
5 - Escreva algo que você goste ou sente
Comece um blog, escreva um artigo e publique-o no LinkedIn. Não se preocupe em escrever algo espetacular, só coloque os seus pensamentos no papel. Escrever tem um poder transformador de organizar aquilo que você pensa e sente. Mesmo que não vá se sentir à vontade para publicar, não pense nisso como algo que não mereça seu tempo. A escrita de um pequeno bilhete para você mesmo também pode ser um belo encontro.
6 - Cozinhe
FOTO - wikihow.com
Encontre uma nova receita e experimente. Se você colocar sua criação em prática, garantimos que seus colegas de trabalho, familiares ou amigos vão adorar compartilhar essa experiência com você. Seja para você mesmo ou para outras pessoas, cozinhar pode ser terapêutico. E se você não é chegado na cozinha, apenas tente, pode ser um experimento, no mínimo, inusitado. Em tempos de fast food, escolher pelo que é prático e rápido nem sempre é ganhar tempo. Às vezes tudo que você precisa é ficar um tempo ali, observando sua própria comida a cozinhar, escolhendo temperos e pensando na vida.
7 - Limpe sua casa
Pratos sujos na pia? Não passou o aspirador faz um mês? Precisa lavar roupa? Produtos faltando na sua geladeira? Use o seu tempo depois do trabalho para fazer suas tarefas (ou pelo menos uma tarefa). Não deixe coisas práticas apenas para o final de semana, pois se você otimizar seu tempo de segunda a sexta, estará liberado(a) aos sábados e domingos para fazer o que sente prazer (a não ser que fazer compras seja um momento prazeroso também). Sem falar que muita crise existencial pode se resolver quando você dobra suas roupas e organiza a gaveta de meias.
8 - Medite
Isso não precisa ocupar todo o seu tempo livre. Reserve de 10 a 30 minutos quando chegar em casa ou antes de dormir para acalmar sua mente. O momento do despertar também pode ser propício, já que você está iniciando seu dia, com a mente ainda limpa e pode iniciar os afazeres com uma freqüência mais tranquila para resolução de problemas e tarefas. A meditação que conhecemos nos filmes criou uma ideia de que para meditar você precisa ser um monge e estar na Índia, mas a verdade é que esta é uma rotina simples adotada pelos maiores profissionais de sucesso do mundo. Aliás, vários aplicativos já têm ajudado nisso. (Exemplo: Insight timer ou até mesmo youtube). Para quem está começando, meditação guiada de 5 a 10 minutos é um bom pontapé inicial para acalmar a mente e concentrar mais nas tarefas do dia a dia.
9 - Faça exercícios ou saia para caminhar
FOTO - wikihow.com
Não gosta de acordar muito cedo? Substitua a TV que assiste à noite por uma esteira, aula de yoga, ou vídeos de exercícios online. Adote como hábito e aos poucos você vai começar a se sentir mais disposto com maior qualidade de sono. Se exercício não é a sua praia, faça caminhadas. Comece mais devagar, pelo quarteirão da sua casa e vá aumentando o ritmo e o percurso. Ouça músicas ou até aproveite a companhia de um amigo.
10 - Brinque mais
Já experimentou voltar a ser criança um pouco? Para quem tem filhos, talvez esta seja uma tarefa mais fácil. Mas a dica serve para todos: procure por um livro de pintar ou aquele quebra-cabeça que várias peças que você sempre quis montar. Brinque com seu animal de estimação. Se precisa passear com ele, aproveite o momento e deixe ele levar você para passear também. Curta o caminho e relaxe, esquecendo um pouco da vida de adulto e permitindo olhar para tudo de modo simples e alegre como muitas crianças fazem.
11 - Mime-se
Cuidar de você mesmo não se trata apenas de fazer dieta, frequentar terapia ou ir ao salão de beleza. Pode ser algo simples que você pode fazer em casa. Coloque uma máscara facial, tome um banho quente mais demorado, leia algo que te faça bem, marque uma massagem (ou quem sabe peça um massagem para o Love?). Você se dedica muito ao trabalho, então por que não dedicar um tempinho a você mesmo?
12 - Faça uma lista
Pode ser sobre qualquer coisa. Talvez você precise fazer as compras da semana no supermercado ou selecionar as empresas favoritas para trabalhar ou até mesmo planejar seus objetivos para o próximo ano. Reserve um tempo para anotá-las e, em seguida, crie um plano de como executá-las. Essa é uma maneira fácil de se motivar a seguir adiante.
Fonte: O artigo original foi escrito pela professora de Psicologia da San Diego State University, Jean Twenge. https://qz.com/1190151/why-am-i-unhappy-a-new-study-explains-americas-unhappiness-epidemic https://www.themuse.com/advice/screen-time-making-you-unhappy-better-things-to-do-after-work
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.