Treissi Amorim logo
News

6 Dicas de filmes sobre empoderamento feminino

Você acha que é só a geração dos anos 2000 que tem se preocupado com o lugar da mulher na sociedade? O conceito de “empoderamento” pode até parecer ultramoderno, mas a real é que defender os direitos femininos e o espaço da mulher não é coisa de agora. Geralmente a palavra feminismo já leva muita gente a imaginar a cena de mulheres queimando sutiã numa praça. É que estamos numa era de extremismos que faz com que alguns conceitos fiquem distorcidos mesmo. Mas, se pararmos para pensar, antes mesmo de existir qualquer conceito ou rótulo, muitas mulheres já travavam batalhas (até mesmo silenciosas) dentro de seus próprios lares para defender seus direitos e espaços na sociedade.

Se você anda querendo saber mais sobre o que é de fato empoderamento feminino e como ele acontece no nosso dia a dia, preparamos uma lista de filmes e séries que podem lhe interessar e que contam histórias lindas de mulheres que lutaram para fazer parte da história também.

1. O sorriso de Monalisa

Filme O Sorriso de Monalisa é estrelado por Julia Roberts

História de uma professora universitária só para mulheres que vai dar aula sobre história da arte e instiga muitas delas a pensarem “fora da caixa” para além da perspectiva de ser dona de casa e boa mãe e esposa. A professora enfrenta sérias dificuldades entre pais e colegas, mas deixa seu legado entre as estudantes que se encorajam a seguir carreira acadêmica e não sonhar apenas com o casamento.

2. As sufragistas

Filme As Sufragistas, de Sarah Gravon

História de mulheres que se reúnem para defender seus direitos trabalhistas dentro de fábricas inglesas por meio da reivindicação ao voto. O filme é inspirado pelo caso que culminou no dia internacional da mulher, data escolhida em homenagem às mulheres que morreram sufocadas dentro de uma fábrica.

3. Frida Kahlo

Atriz Salma Hayek interpretou Frida Kahlo em 2002

O filme conta a história da artista mexicana conhecida no mundo todo por suas obras de arte coloridas, autênticas e com mensagens de liberdade. Frida expressava sua angústia por ser mulher na arte e pintura.

4. Eu não sou um homem fácil

Filme Eu não sou um homem fácil está disponível no Netflix

Filme francês recentemente lançado no Netflix mostra uma história social totalmente invertida em que as mulheres ocupam os cargos mais dominantes e se comportam de modo masculino e ele (bem como todos os homens) precisam se adaptar a um mundo sem privilégios em que levam cantadas na rua e sentem medo a toda hora.

5. Estrelas além do tempo

Cartaz do filme Estrelas Além do Tempo

Filme indicado ao Oscar que conta a história de três mulheres que encaram todo o tipo de preconceito dentro da Nasa para conquistarem direitos mais dignos dentro dos ambientes de estudos, provando seus talentos intelectuais na ciência.

6. Call the midwife

Série Call the midwife conta a história de enfermeiras da década de 50

Esta série, disponível no Netflix, conta a história de parteiras/enfermeiras da década de 50 na Inglaterra que circulam pela cidade ajudando mulheres de todas as classes a terem filhos em casa, numa época em que ainda não havia maternidade e cesária. As enfermeiras vivem dentro de um convento dividindo espaço e seguindo as regras das freiras. A cada episódio, um drama e história sobre uma das enfermeiras, freiras ou mães.

O mais interessante é que nenhum desses filmes ou série usa a palavra “empoderamento” ou feminismo nesses termos, mas a intenção é a mesma: produções de cinema que registram a história de mulheres corajosas que enfrentaram seus meios sociais para provarem que eram capazes e que podiam ser mais do que a sociedade esperava delas.

Texto: Elô da Rosa