Treissi Amorim logo
News

6 razões para você dormir do seu lado esquerdo

De que lado você dorme? Já reparou nisso? Hoje em dia dormir bem é luxo. Não é somente uma questão de acordar com o corpo descansado, mas a mente também desperta mais tranquila depois de uma boa noite de sono.

O que para nós é novidade é que o lado que você dorme influencia diretamente no seu sono e já tem várias pesquisas sobre isso, acredita? Acompanha com a gente um resumão de uma matéria super interessante que falou sobre isso nos EUA.

Especificamente, de acordo com a pesquisa, para muitas pessoas, dormir do lado esquerdo pode ser o caminho para uma melhor saúde e melhor sono. A teoria deriva da Ayurveda, uma abordagem holística para a saúde e medicina que se originou na Índia. Essa abordagem fala sobre alimentação e hábitos saudáveis que prezam pelo equilíbrio entre corpo, mente e nossa rotina diária.

Mas o que tem a ver dormir do lado esquerdo? Segundo a pesquisa, isso pode ajudar na digestão, no bem-estar da coluna e até mesmo do coração. Ao que tudo indica, essa é uma posição em que os órgãos se acomodam melhor no corpo durante o sono.

Achou interessante? Então confira seis benefícios no seu dia a dia que podem melhorar se você dormir do lado esquerdo:

1. Reforçar o sistema linfático

De acordo com a medicina ayurvédica, dormir do seu lado esquerdo permite que o seu corpo filtre melhor o fluído linfático e os resíduos através dos gânglios linfáticos, pois o lado esquerdo do nosso corpo é o lado linfático dominante. Pesquisas ocidentais também descobriram que dormir do lado esquerdo pode ajudar o corpo a processar materiais residuais do cérebro. Em contraste, dormir do seu lado direito pode diminuir a eficiência do sistema linfático.

2. Melhorar a digestão

Quando se trata de digestão, dormir do lado esquerdo pode ser preferível à direita devido à simples questão da gravidade. Especificamente, deitado do lado esquerdo, o desperdício de alimentos pode ser facilmente transferido do intestino grosso para o cólon descendente (o que significa que você tem maior probabilidade de evacuar ao acordar). Dormir do lado esquerdo também permite que o estômago e o pâncreas caiam naturalmente (o estômago fica no lado esquerdo do corpo), o que pode manter o desenvolvimento de enzimas pancreáticas e outros processos digestivos.

3. Fazer bem para o seu coração

Os médicos há muito tempo recomendam que as mulheres grávidas durmam do lado esquerdo para melhorar a circulação para o coração. Mesmo se você não estiver grávida, dormir no lado esquerdo pode ajudar a tirar a pressão do coração, pois a gravidade pode facilitar tanto a drenagem linfática quanto a circulação aórtica do coração.

4. Ajudar mulheres grávidas

Dormir do lado esquerdo não melhora apenas a circulação das mulheres grávidas, mas ajuda muito no caso delas que se encontram em situação especial. Também pode ajudar a aliviar a pressão nas costas, impedir que o útero aperte o fígado e aumentar o fluxo sanguíneo para o útero, os rins e o feto. Por essa razão, os médicos tendem a recomendar que as mulheres grávidas passem o máximo possível do tempo de sono do lado esquerdo.

5. Reduzir a azia

Um estudo publicado no Journal of Clinical Gastroenterology descobriu que deitar do lado esquerdo pode ajudar a reduzir os sintomas de refluxo. Novamente, isso acontece porque o nosso estômago está do lado esquerdo. Por outro lado, deitar-se do lado direito pode agravar esses sintomas. Os efeitos são razoavelmente imediatos. Se você está sofrendo de azia depois de uma refeição, tente repousar uns 10 minutos deitando no seu lado esquerdo.

6. Aliviar dores nas costas

As pessoas que sofrem de dor lombar crônica podem se beneficiar da mudança para o sono do lado esquerdo. Isso porque dormir desse lado pode aliviar a pressão na coluna. Sentir-se mais confortável, por sua vez, aumentará suas chances de ter uma boa noite de sono.

Gostou das dicas?

Embora todos esses fatores apontem para razões convincentes para começar a dormir do seu lado esquerdo, é importante notar que algumas pessoas - incluindo as que têm doenças cardíacas, apneia do sono e glaucoma - podem não se beneficiar do sono lateral. Se você não tem certeza sobre quais posições de sono podem ser melhores para você, é sempre uma boa ideia consultar um médico para ter certeza.

Acha que não consegue? Como fazer?

Se você estiver pronto para fazer a troca, poderá levar algum tempo para construir o novo hábito de dormir do seu lado esquerdo. Algumas estratégias simples podem ajudar a garantir uma transição suave. Por exemplo, talvez você queira experimentar colocar um travesseiro de corpo atrás das costas para que seja mais difícil sair do lado esquerdo durante o sono. Assim, o apoio nas costas pode ajudar você a se manter do lado esquerdo. No mais, o segredo é ir tomando consciência do seu corpo aos poucos. Se tudo é hábito, todo hábito criado pode ser recriado, não é mesmo?

Fonte: Kenny Kline, B.Sc (Washington University), MBA (Columbia).