Treissi Amorim logo
News

7 razões para perdoar (e amar!) seus inimigos

Que atire a primeira pedra quem nunca foi magoado por outra pessoa na vida! Impossível! Desde os primeiros anos da escola, já sofremos nossas primeiras decepções, seja brincando com irmãos ou coleguinhas ou até mesmo aquele primeiro amor que dividia o lanche no recreio.

A verdade é que sempre existe aquele alguém que lhe causou mal estar e decepção. Ou até mesmo aquela pessoa que não vai com a sua lata gratuitamente. Sabe quando o santo não bate? Então! Seja alguém do seu convívio mais íntimo e familiar ou do trabalho, amigo de um amigo, é inevitável: alguém vai se incomodar com sua felicidade ou presença e é importante aprendermos a lidar com isso sem nos abalarmos.

O grande autor Guimarães Rosa já dizia “quem muito se evita se convive”. Ou seja, alimentar raiva, ódio e rancor por estas pessoas tóxicas só atrai seu pensamento ao delas e pode se tornar um ciclo vicioso. Por isso que dizem que amor e ódio andam juntos. Se você se tornar uma pessoa paranóica pensando demais em seus supostos adversários corre o risco de ficar obcecado pela pessoa, quase como uma paixonite aguda.

Por isso, em vez de alimentar esses sentimentos dentro de você, que são tão tóxicos quanto o mal que esta pessoa pode estar lhe desejando, a melhor saída é buscar razões para perdoar e passar, quem sabe, até a gostar dos seus “inimigos”. A dica aqui é aceitação e aprender a amar até quem um dia lhe fez mal. Confira 7 lições práticas para lidar com esse tipo de emoção:

1. Encare o conflito como oportunidade de seguir em frente

Que tal encarar qualquer situação de conflito como oportunidade de aprendizado e crescimento? Parece muito evoluído para você? Bom, não custa nada tentar. O primeiro passo para se libertar da ideia de que alguém realmente é seu inimigo é entender que essas pessoas estão, no fundo, ajudando você a lidar com seus piores sentimentos e o resultado disso pode ser bom. Alguém que falou mal de você ou lhe traiu pelas costas pode ter lhe auxiliado, mesmo que inconscientemente, a sair da sua zona de conforto e repensar alguns comportamentos e emoções.

Então, levanta a cabeça e pensa: o que eu posso aprender com isso que aconteceu? Depois disso, vire a página e siga em frente. O velho ditado também vale aqui: “Às vezes até um pé na bunda te empurra pra frente!”. Seja no trabalho, no relacionamento entre amigos ou amoroso, lamente-se menos pelo ocorrido e foque no presente e futuro.

2. Controle sua raiva e conte até 10

O segundo passo é aprender a monitorar sua raiva. O velho conselho de tomar um gole d’água e segurar dentro da boca contando até 10 pode ajudar você a não explodir. A tática é que 10 segundos de pausa e respiração já podem ajudar você a não agir por impulso e ser controlado pela raiva.

Faça o teste. Quando sentir raiva de alguém, faça uma pausa de 1 minuto respirando fundo e tentando se concentrar apenas na sua respiração. Vale lembrar também que a maioria das ações tomadas por impulso gera profundo arrependimento depois, o que pode piorar seu estado emocional. Então, tente manter “mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo”. A paz interior pode ser a melhor resposta que você pode dar a alguém que lhe fez mal.

3. Reavalie a possibilidade de seu “inimigo” ser um parceiro de evolução

Como assim um parceiro? Mas eu odeio aquela pessoa! Sim, sabemos que seus “santos” não batem e já rolou muita treta entre vocês, mas, principalmente, quando antes do conflito existia afeto, há uma grande possibilidade dessa pessoa ser um espelho de suas próprias atitudes. Já parou para pensar que a forma como você tá agindo pode ser parecida com a personalidade dele?

Outro ditado poderoso das antigas gerações é que “dois bicudos não se beijam”. Ou seja, você pode estar incomodado com essa pessoa, mas no fundo pode estar agindo da mesma forma que ela. Entenda que ambos estão nesse processo não por acaso, mas foram atraídos por sintonia e estão tendo oportunidade de melhorar a si mesmos a partir desse espelhamento. Sabemos que é difícil de admitir que somos parecidos com aqueles que nos magoaram, mas nunca ignore essa possibilidade de primeira.

4. Perdoar não exige voltar a ser o que era

Muitas pessoas deixam de perdoar uns aos outros pelo fato de se lamentarem que a relação nunca mais voltará a ser como antes. Sabemos que tem vaso quebrado que não se conserta mais, apenas se junta pedaços, mas perdoar não significa voltar a ser como era. Quando uma grande mágoa acontece, não devemos fingir que nada aconteceu. Pelo contrário, você estará mais maduro para lidar com a situação e se preservar para que certas circunstâncias não se repitam.

Então, passar por cima da mágoa e encarar um convívio respeitoso já é uma forma de perdão. Ninguém está exigindo voltar a ser melhores amigos e confidentes, apenas que se aceitem sem desejar o mal um do outro.

5. Valorize quem lhe quer bem

Algumas pessoas desenvolvem fixação por quem as magoou e acabam falando muito sobre o fato ocorrido ou sobre a pessoa e como ela tem se comportado. Investir energia nisso pode ser um desgaste pouco produtivo. A melhor maneira de tirar proveito pós-mágoa é abrir os olhos e dar valor para as pessoas que correm ao seu lado o tempo todo. Enfrentar um conflito com alguém pode ser, inclusive, um alerta para você dar mais atenção para pessoas que se preocupam com você e torcem pela sua felicidade.

Onde você está investindo sua energia? Lembre-se que quanto mais sintonizado com sentimentos de amorosidade e alto astral (a famosa “good vibes”), mais você estará armado contra qualquer mal-querer.

6. Se está doendo muito e você sente falta da pessoa, que tal tentar fazer as pazes?

Tudo bem que às vezes o caso é inimizade mesmo e a pessoa que lhe feriu não combina em nada com você e realmente vocês viverão mais felizes longe um do outro. Mas e se essa pessoa costumava ser um grande parceiro? Quando acontece algo legal no seu dia a dia, ela é a primeira pessoa que você sente vontade de contar o que aconteceu? Você ri de uma piada e lembra que a pessoa riria também? Se você disse sim para mais de uma dessas perguntas, melhor repensar: Quem sabe o que está impedindo você de liberar esse perdão seja orgulho?

Às vezes as mágoas e mal entendidos se potencializam conforme evitamos convívio e diálogo. A coisa vai esfriando, vocês vão ficando frios e distantes. Por isso, quanto antes tentar ter uma conversa franca e colocar os pingos nos is, antes vocês têm chances de se acertarem. Lembre-se que nem tudo é uma questão de querer mal. Às vezes a pessoa que mais lhe magoou é a que mais lhe quer bem. Que tal ser você o corajoso a dar o primeiro passo e mandar aquele whats?

7. Ame mais, odeie menos: pode ser rejuvenescedor

Em tempos de botox e mil e uma receitas para ter a aparência mais jovem, guardar rancor é uma das piores receitas para quem quer ter uma vida saudável. É sério. Saúde mental tem tudo a ver com sua qualidade de vida e alimentar sentimentos tóxicos como ódio, raiva e rancor trazem sérias consequências que, ao longo dos anos, se tornam, inclusive, físicas. Então por que focar no rancor se podemos nos divertir com o amor?

Frida Kahlo já dizia “onde não puderes amar, não te demores”. Então se tentou fazer as pazes e mesmo assim não foi possível se acertar, bola pra frente, você fez sua parte. Se você sente que essa relação não cabe mais no seu dia a dia, bola pra frente também. O negócio é entendermos que a vida é muito curta para nos dedicarmos tanto a sentimentos nocivos que fazem mal, principalmente, a nós mesmos.

Então, alivie a sua bagagem, liberte suas emoções, perdoe quem lhe magoou, deixe para trás o que passou. O resultado disso vai ser, no mínimo, uma vida mais leve.

Texto: Elô da Rosa