Treissi Amorim logo
News

8 lições que aprendi com o cachorro preto da depressão

Você tem se sentido pesado? Sem ânimo para levantar da cama? Até aquela atividade que você adorava perdeu a graça? Se você se identifica com esses sintomas, vem ver um vídeo sobre depressão por uma perspectiva diferente e compreenda melhor como a depressão age na vida das pessoas.

O livro “Eu tinha um cachorro preto, seu nome era depressão”, escrito por Matthew Johnstone, foi animado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) num curta-metragem com o objetivo de alertar as pessoas sobre a depressão como doença e não como “frescura”. Nele, o personagem depressivo lida a todo momento com um grande cachorro preto que o acompanha, simbolizando nesse caso a depressão e como ela acompanha a vida da pessoa e de seus familiares no dia a dia. Confira agora algumas lições que podemos aprender com esse cachorro preto:

- Manter uma mentira emocional é exaustivo – parecer sempre bem é cansativo. Às vezes nos esforçamos tanto para escondermos nossas emoções que acabamos por alimentá-las mais ainda dentro da gente. Quando minto que estou feliz, a tristeza aumenta. Quando digo que está tudo bem, o vazio também aumenta. Por isso, assumir para pessoas próximas nossas fraquezas pode nos ajudar a aliviar e dividir o peso dessa companhia pesada do cachorro preto.

- De tanto evitar, podemos perder a capacidade de sentir – de tanto esconder sentimentos, chega uma hora que eles podem ir embora de vez e aí pode ser mais dolorido ainda se entregar para o vazio e deixar de sentir. Colocar os sentimentos para fora pode ajudar a não deixar de senti-los. Escrever, fazer um desenho, ligar para um amigo ou apenas dar um grito no travesseiro são maneiras de buscar alívio para o sentir.

- Ser emocionalmente sincero pode aliviar – quando falo ser sincero com suas emoções não quer dizer sair gritando com todo mundo no momento da raiva, mas conseguir se olhar no espelho e dizer: o que estou sentindo agora? Como posso lidar da melhor forma com este sentimento? De onde ele está vindo? Qual situação despertou esse sentimento? Como posso evitá-la numa próxima vez. Encarar com sinceridade aquilo que sente é um caminho difícil, porém verdadeiro. E, se você parar para pensar, vai perceber que as coisas mais verdadeiras da vida trazem alívio. Então, seja verdadeiro com você mesmo e o peso também diminui.

Enfrentar o cachorro preto com coragem nos coloca em movimento

- Enfrentar o cachorro preto com coragem nos coloca em movimento – o medo é o sentimento que mais paralisa pessoas no mundo todo. Já parou para pensar em quantas coisas legais você deixou de realizar por medo? E o que serve de antídoto para o medo? CORAGEM que quer dizer coração que age. Sendo assim, acione a força do seu coração e aja corajosamente encarando o cachorro preto de frente. Uma hora ou outra você terá que lidar com ele, só assim ele diminuirá de tamanho e será adestrado dentro de você. Lembre-se também de não ficar parado. Até mesmo as pequenas coragens como levantar da cama podem representar grandes vitórias.

- Abraçar nossos problemas é mais importante que correr deles – a gente sabe que mexer em algumas feridas é super dolorido, mas fingir que eles não existem também não vai fazer você se sentir melhor. Por isso, aceitar nossas fraquezas e problemas é um jeito de minimizá-los e quem sabe curá-los.

- É possível vencer o cachorro preto no cansaço – se o cachorro preto está te segurando na cama ou te impedindo de fazer atividade física, acorde antes que ele e saia correndo na frente. Ele não vai conseguir alcançar. Muitas vezes o que temos a fazer é vencer a depressão no cansaço, mostrando para ela quem manda em quem. Para isso, o mais importante é não se entregar. Tomar água, se alimentar bem, fazer exercícios, tudo isso ajuda você a sair na frente do cachorro preto.

É possível vencer o cachorro preto no cansaço

- O cachorro preto pode ser também um excelente professor – já parou para agradecer ao cachorro preto as grandes lições que ele tem lhe ensinado? Ser grato também é caminho para a cura da depressão. Acolher com amorosidade e gratidão o sofrimento que nos bate a porta é também uma forma de reconhecer nele uma oportunidade para evoluir. Sempre que vencemos obstáculos na vida, damos passos mais altos e mais largos na direção de nossos sonhos. Muitas vezes, aquele vazio e tristeza profunda podem ser apenas a sua essência lhe chamando para viver com verdade sua própria vida. Será que essa depressão não chegou até você justamente para pedir que você mude o rumo que a vida estava tomando? Às vezes, o cachorro preto nos ensina de um jeito dolorido a tomarmos rédeas da nossa própria história.

- Não existe pílula mágica, a cura é de dentro para fora – a cura não é instantânea, sabe por quê? Porque ela precisa de um processo em que você esteja comprometido a olhar para dentro todos os dias. Se você conseguisse resolver essa dorzinha no peito com apenas um remédio, talvez não fosse suficiente para perceber as coisas importantes que você vem negando. Tudo na vida é processo, a cura também. Não tenha vergonha de pedir ajuda. Somos humanos e é na coletividade que vamos evoluindo a cada dia. A única vergonha aqui é deixar a vida passar!

Com este texto, fazemos um convite carinhoso para que você repare bem no seu cachorro preto. Ele não é “frescura” e nem está aí ao seu lado por acaso. Se você tem algum familiar ou amigo nessa situação, seja generoso e não negligencie a dor do outro. Se você sente ser essa pessoa, peça ajuda, procure um profissional que possa ajudar você a domar esse cachorro e acessar aquilo que você veio fazer nesta vida: ser feliz!

Texto: Elô da Rosa