Treissi Amorim logo
News

A FADA DO DENTE DA VIDA REAL: quando a consulta ao dentista vira uma diversão

Araranguá traz a novidade de consultório odontológico com temática infantil e conquista toda a família. Ir ao dentista agora pode ser divertido!

Quando você era criança, ir ao dentista era como num conto de fadas ou estava mais para filme de terror? Já estamos aqui imaginando a resposta. O medo de encarar aquela cadeira, luz nos olhos e uma pessoa estranha de jaleco branco, toca na cabeça e boca tapada é comum até nos adultos. Imagina então para os pequenos? A verdade (precisamos confessar) é que essa situação assusta até os pais e muitos adultos em geral, independente da idade. Sem falar que, assim como levar o filho para fazer vacina, levar o filho ao dentista pode ser uma angústia geral para a família.  

Como lidar com esse momento tenso para a família? A boa notícia é que descobrimos que ir ao dentista não precisa mais ser um momento de tortura. É por isso que a cirurgiã dentista, especialista em Prótese Dentária, com atualização em Pediatria e Periodontia, Drª Francini  Souza e sua equipe tem se destacado no extremo sul pelo carisma e sensibilidade ao lidar com o público infantil, que tem adorado este novo ambiente mais descontraído.

A descoberta dessa novidade começou com os comentários nas redes sociais de pais e mães dizendo: “meu filho adorou a consulta e está me perguntando quando vamos voltar. Muito obrigada pelo atendimento. Adoramos”. Depois disso, fomos conhecer o consultório temático da Dra Francini. Ficamos encantados! Não se trata apenas de uma consulta ao dentista, mas sim de uma brincadeira leve que ajuda a lidar com essa coisa “nova” que muitas vezes é também assustadora. No clima do “Mundo Aquático da Tia Fran”, a Dra Francini recebe a todos sorridente, em clima descontraído, com muitas cores, brinquedos e uma decoração que ajuda qualquer um a esquecer que está em consultório odontológico.

Se você ficou curioso também, acompanhe a seguir o papo que tivemos com a Dra Francini, onde ela conta com detalhes como funciona esse trabalho diferenciado:

COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO À CRIANÇA?

Por exemplo: quando vamos extrair um dentinho, a criança não percebe, quando ela se dá conta, esse dente está em outro lugar e na cabecinha dela foi a Fada do Dente que apareceu e fez uma mágica. Isso sem sedação nenhuma. Os pais perguntam muito: Fran, como você anestesia a criança para ela não perceber? Qual é a mágica?

Eles entram, é tudo colorido, tem a magia da fada… Em uma linguagem lúdica, eu começo uma história. Existe um beijo torto e a fada gosta mais desse beijo torto, quando essa boca fica esquisita é sinal de que a fada pode aparecer. Eles entram na fantasia e neste momento realizamos o procedimento. Trabalhamos muito o sentido auditivo e visual da criança e o resultado é sempre a gratificação.  

COM QUAL IDADE DEVEMOS LEVAR AS CRIANÇAS AO DENTISTA?

Desde bebê. Tudo mudou. Hoje, desde que o primeiro dentinho nasce, já precisa ser escovado com creme dental contendo flúor, controlando a quantidade de pasta e de escovações, conforme a idade. Existe também um teste de linguinha que deve ser feito em crianças de até um mês, pois tem casos em que o bebê não consegue mamar em função do freio lingual. Em geral, isso deve ser removido no momento do nascimento, porém nem sempre acontece e as mães acabam não levando o bebê tão novo ao dentista. Eu defendo que o teste da lingüinha é tão importante quanto o do pezinho e orelhinha, por isso a importância de levar o bebê ao dentista logo nos primeiros meses.

E COMO FUNCIONA O ATENDIMENTO?

“Começo atendendo o boneco do Bob Esponja, brincando, apresento todo o consultório de forma lúdica. A cadeira é maluca, se mexe. A caneta de alta rotação é o chuveiro. Eles adoram! O presente das mães é uma caixinha para guardar e organizar os dentinhos que caem. Se inserir o bochecho, que peço para realizar diariamente, a fada gratifica e entrega um diploma ou uma medalha. É um reforço positivo. Temos as gavetas mágicas. No final do procedimento, eles abrem e escolhem um brinquedo. Sempre que eles voltam, querem uma novidade. A maioria das crianças é muito competitiva, se tem medalha no final, elas se sentem motivadas a seguir as recomendações.”

COMO OS PAIS PODEM ENTRAR NA BRINCADEIRA?

“Eu digo para não explicar nada. Deixa que eu converso. Criança ansiosa, com medo, receios são normais, temos que respeitar isso. Não tratar como frescura.” Ela aconselha os pais a não forçarem os filhos. O dentista precisa ter a confiança da criança, e a partir disso pode buscar essa saúde fazendo procedimentos que são até mais invasivos, porém de uma forma leve, não gerando um trauma.

POR QUE LEVAR A CRIANÇA AO DENTISTA TÃO CEDO?

Prevenção é tudo. Os pais devem levar as crianças ao dentista o quanto antes, sim, porque se o dente nasce com uma anatomia mais propensa à cárie, por exemplo, é possível selar, fechar os espaços que têm mais facilidade de proliferação de bactérias, que são mais difíceis de fazer a higiene. Muitos pais levam os filhos para tratar as cáries e pronto, mas aí o mal já está feito. Dra Francini busca prevenir a causa. Assim, ela conversa bastante com os pais e juntos montam um diário alimentar.

“O que podemos escolher que a fada gosta, que a fada não gosta, o que o dente gosta. Isso entra na cabecinha deles. Eu entro com receitinhas mais saudáveis. Eles começam a fazer e desenvolvem um paladar diferente. Assim, as crianças adquirem novos hábitos que tendem a perdurar para a vida toda e, consequentemente, se mantêm saudáveis! As crianças que vem na prevenção, que acompanham o que a gente pede, é cárie zero,”

E QUANDO OS ADULTOS TAMBÉM TÊM MEDO?

“É comum toda semana chegar um adulto e perguntar se trabalho com óxido nitroso para ele, por pensar em anestesia e passar mal. Então nós fazemos esse trabalho psicológico também, buscamos o porquê do medo, se teve alguma experiência ruim. Quando essa pessoa realiza a consulta e tem experiências boas, conseguimos mudar suas memórias e impressões sobre o que é “ir ao dentista”. A grande diferença está em tratar um ser humano e nao uma boca. Cada atendimento é personalizado independente da idade do paciente”.

ATENDIMENTO ESPECIAL E INCLUSIVO: EQUIPE PREPARADA.

Com a grande repercussão, a equipe de profissionais do Centro Odontológico foi ampliada. Hoje, a Dra Juliana Floriane, especialista em Odontopediatria, está preparada para atender aos pacientes especiais, com autismo, por exemplo, ou algum problema sistêmico, que é uma grande necessidade, inclusive na região sul. É possível realizar também o atendimento a nível hospitalar, caso a condição sistêmica do paciente indique essa atenção.

Além da Dra Francini, que é a responsável técnica, e da Dra Juliana, também compõem a equipe o Dr Oswaldo Loureiro Mello Neto, especialista e doutorando em Endodontia; Dr Marcos Pilatti, Bucomaxilofacial; Dra Fabiana Velho, Clínica Geral e o Dr Rafael Zan, especialista em Ortodontia. Uma equipe completa para atender todas as idades.

Ficou curioso também? Que tal conhecer de perto e levar seu filho para conhecer o Consultório temático? Aproveite para entrar na brincadeira, conhecer a Dra Francini e se encantar também com essa fada do dente! Afinal, “a vida merece sorrisos! Deixe-nos cuidar do seu!”