Treissi Amorim logo
News

A sutil arte de ligar o f*da-se: descubra como viver melhor

Aperte o botão do F*da-se e seja feliz

Vamos fazer um teste? Responda sim ou não para as perguntas abaixo:

- Você é do tipo de pessoa que pensa mais nos outros que em você mesmo?

- Você já desistiu de fazer alguma coisa muito legal porque ficou preocupado com o que os outros iriam pensar?

- Você deixa de postar ou falar coisas que pensa por medo de ser julgada (o)?

- Quando está em grupo, costuma acompanhar o desejo do pessoal e tem dificuldade em dizer o que prefere fazer?

- Sua frio e tem dor de barriga sempre que precisa dizer não para alguém?

Se você respondeu “sim” para mais de duas perguntas, bem-vinda (o) ao clubinho das pessoas que se preocupam demais com os outros! Lá no fundo, já sabemos que esse comportamento não é tão saudável, mas continuamos mantendo os velhos hábitos. Para saber como levar uma vida mais feliz sem se preocupar tanto com o julgamento alheio, o autor Mark Manson dá dicas ótimas no livro “A sutil arte de ligar o f*da-se”. Acompanhe algumas dicas:

Livro A Sutil Arte de Ligar o F*da-se, de Mark Manson

1 - Eleja o que realmente é importante na sua vida:

As pessoas (filmes, músicas, romances do Jhon Green e por aí vai) alimentam uma ideia de felicidade ideal que estamos cansados de buscar e nunca chegar lá. Por isso, olhe para sua vida, sua história, sua carreira, família, amigos e saúde, e escolha, dentro de cada um desses setores o que realmente importa pra você. Só separando o joio do trigo é que você poderá ter claro o que não importa e pode, portanto, ser deixado de lado. É preciso aprender a escolher suas batalhas e entender pelo que vale a pena lutar e enfrentar.

2 - Pare de negar ou de se vitimizar:

Existem dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que disputam para ver quem tem mais troféus e só contam das suas batalhas quando vencem (insta e face estão cheios dessas) e aquelas que adoram se juntar para disputar e descobrir quem tem a vida mais “desgraçada”. É assim que um diz daqui “Estou com dor de cabeça” e o outro responde “E eu? Que nem dormi direito hoje com enxaqueca?”. Reclamação puxa reclamação. Esteja atento. Todos têm seus problemas e suas batalhas diárias. Não julgue sem calçar os sapatos de alguém. Apenas tome senso de responsabilidade sobre seus problemas. Se eles estão acontecendo com você, melhor analisar o motivo em vez de negar ou ter pena de si mesmo. Reaja.

3 - Não desperdice energia demais com o que não importa:

Após separar e entender o que é importante para você, logo será possível compreender o caminho da sua felicidade (que não é o mesmo caminho do coleguinha). Ou seja, elegendo prioridades, você pode decidir não entrar em batalhas desnecessárias quando elas não forem parte do núcleo de coisas que importam na sua vida. Acredite! Tem muita treta que pode ser evitada se você apenas decidir não comprar esta briga para você.

4 - Aprenda a errar e a perder sem se destruir:

A maioria das pessoas que sofrem de estresse (seja em casa, estudos ou no trabalho) se exige demais e não aceita o erro. A pessoa pode estar indo super bem o caminho todo, mas ao menor tropeço se desespera e entra num ciclo perigoso de auto culpa e autopunição. Algumas descontam na comida, outros em bebida, remédios, excesso de trabalho ou de outros tipos. A dica do autor é que está tudo bem errar e seu desespero e exigência extrema não vão ajudar no processo. Então, melhor acolher o erro, entender o que pode ser aprendido e seguir o barco sem se destruir.

5 - Aprenda a dizer não:

Você que anda sempre ocupado, precisa mesmo fazer tudo que faz? Você já experimentou dizer não para algumas pessoas e situações e ir fazer o que estava com vontade? Se nunca tentou, aqui vai uma notícia: o mundo não pára e você não é insubstituível. As pessoas vão continuar fazendo o que elas planejaram se essa for a verdadeira intenção delas.

Ou seja, se precisar desmarcar presença num evento, desmarque. Se estar numa reunião pode lhe custar uma baita volta e sua presença não é prioridade, negocie com os colegas. Aquele favorzinho para a família que você sempre faz, mas que já anda cansado, que tal dizer uma vez ou outra que não pode? Com certeza dizer não é um exercício difícil, porém precisamos eliminar excessos para podermos dar valor ao que realmente importa. Elimine excessos e torne sua bagagem mais leve!

Texto: Elô da Rosa