Treissi Amorim logo
News

Brincando de Mindfulness: nova técnica para combater ansiedade infantil

Seus filhos são agitados demais? Você sente que mesmo sendo criança, seu filho ou filha se sente ansioso com frequência? Onze horas da noite e ainda está todo mundo agitado em casa? A hora de colocá-los para dormir é sempre um sufoco?

Se você tem passado por situações como estas constantemente, vai gostar de conhecer uma nova técnica que pode ajudar: chama-se MINDFULNESS, que numa tradução livre seria como “ter atenção plena nas coisas do momento presente”.

Hoje em dia, nós adultos estamos muito agitados e fazemos muitas coisas ao mesmo tempo. Com as crianças não está sendo diferente, uma vez que elas se espelham muito em nossos exemplos e atitudes. Logo, o primeiro passo para você ajudar seu filho a se acalmar é você mesmo desacelerar, principalmente quando chega a hora de ele ir para a cama.

Se você dorme tarde e circula pela casa agitada ou agitado e pede para seu filho ir para cama porque já está na hora, isso provavelmente não vai surtir muito resultado. A tendência é que as crianças acompanhem o ritmo dos pais, então pelo menos até eles dormirem, é super importante que a casa toda entre num clima mais tranquilo e calmo para se prepararem para este momento do sono.

A prática de MINDFULNESS não é só para a hora do sono, pode ser usada em qualquer momento do dia. Inclusive tem ajudado muitos adultos a melhorarem sua qualidade de vida também. Não são só as crianças que saem beneficiadas, pois a família toda está convidada a praticar também.

O Mindfulness para crianças sugere brincadeiras que intercalam atividades e meditação.

E como funciona? O Mindfulness para crianças sugere brincadeiras que intercalam atividades e meditação em que você possa fazer com seu filho envolvendo a atenção plena para o corpo, respiração e ação. Ou seja, momento de concentrar apenas no que é pedido e esquecer qualquer situação externa.

Um material super interessante é este produzido por Patrícia Calazans chamado “Brincando de Mindfulness” que vem numa caixinha com 50 cartas e você sorteia uma delas como a orientação do momento de atenção plena com foco no momento presente. Sugere-se que, antes de dormir ou em algum momento de agitação, a criança ou as crianças peguem cada uma sua cartinha e você vai fazendo com elas o que é sugerido. O trabalho também pode ser feito em sala de aula se você é professor.

“Brincando de Mindfulness” é um material super interessante produzido por Patrícia Calazans.

Exemplos de exercícios: com som ambiente, a criança deve espreguiçar todo o corpo durante 1 minuto prestando atenção em todas as partes dele. Em outro, a criança precisa respirar fundo e dizer o que está sentindo para seu irmão, colega ou para um de seus pais que estiver ali junto no momento. Atividades simples como ouvir sua própria respiração ou fechar os olhos e sentir a textura de algo que lhe é entregue em mãos. Outros exercícios também são sugeridos para momentos de contato com a natureza. Tudo isso ajuda a criança a se conectar com ela mesma e alcançar assim um nível de equilíbrio emocional mais tranquilo.

Ao brincar com seus filhos, muitos pais também se sentem mais calmos e a concentração das crianças e adultos aumenta na medida em que esses exercícios entram na rotina do dia a dia. Uma saída e tanto para a família inteira combater a ansiedade e dar mais atenção ao momento presente que é sempre o mais importante, pois é o único em que realmente podemos fazer alguma coisa.

Texto: Elô da Rosa