Treissi Amorim logo
News

Como os pais podem empoderar suas meninas

O dia dos pais acabou de passar, mas a gente gostaria de, além de desejar um tantão de amor para eles, mostrar, também, que os pais de meninas podem fazer muito por elas, quando se diz respeito ao empoderamento.

Pode, sim, chamar de princesa, a gente acredita no equilíbrio. Mas as princesas empoderadas não têm suas vidas solucionadas por um príncipe, e o pai delas é o primeiro exemplo a mostrar pra essas meninas que elas podem ser e fazerem o que quiserem, por elas mesmas.

Vamos dar uma olhada nas dicas e compartilhar com os pais ao nosso redor essas ideias?

1 - Brincar

O pai brincar com sua filha mostra como o homem pode ser acolhedor.

Através de brincadeiras lúdicas, as meninas podem ser médicas, engenheiras, astronautas, mães, professoras, enfermeiras. É uma forma de os pais pegarem nas mãos delas e dizerem: o que você quer ser hoje? O simples fato de um pai sentar para brincar com a sua menina de carrinho ou de boneca já dá um exemplo maravilhoso sobre o quanto um homem pode ser acolhedor.

Um pai sentado confeccionando com sua filha um foguete de astronauta feito de caixa de papelão ou brincando de boneca, vai guiar a vida dela no futuro, também. Parece longe, mas o futuro é construído no presente e não há nada mais presente do que um pai deixando para sua filha a ideia de ela poder ser o que ela quiser. O coração dela é quem vai mandar: afinal, foi ela quem acabou de escolher, pelos seus próprios intuição e desejo, o que seria hoje.

2 - Ouvir

Através desta escuta, o pai pode virar um conselheiro.

Quando um pai escuta com atenção os sentimentos de suas filhas, como suas frustrações, medos e coragens, ele está dizendo para ela que se importa com os seus sentimentos. Ela vai entender a importância de ter gente ao seu redor que se importe com ela, pelos caminhos da vida, sabendo separar-se, com firmeza de quem não o faça.

Através desta escuta, esse pai pode virar um conselheiro, orientando-a através da apresentação de soluções, compatíveis com o problema e idade de sua filha. Ensina, também, que cabe a ela escolher e tomar decisões.

Valorizar suas dores e deixar a responsabilidade da escolha com a sua filha vai ensiná-la que há consequências para qualquer uma dessas escolhas, das quais surgirão novos sentimentos, mas que ela é dona de si mesma para enfrentá-los.

3 - Meditar

Sentar com a sua filha para meditar pode trazer muitos benefícios.

Sentar com a sua filha para meditar um pouquinho por dia, um minuto, quem sabe, acalmando a mente, pode trazer benefícios gigantes para momentos de escolha, além de criar esse laço que vai permanecer na memória dela pra sempre.

Meditar junto é estar em silêncio junto e, como corre por aí, há um dizer mais ou menos assim: quando o silêncio do outro não incomoda, a gente está livre para se auto responsabilizar. Uma criança que sabe que suas decisões e escolhas não estão na voz do outro é uma adulta segura de si, fiel a si própria, sua voz, desejo e intuição.

É um legado deixado pelo pai para, antes de tudo, amar-se, com compaixão e auto responsabilidade, blindando-se do que ela acredita não fazer parte da sua essência.

Diz pra gente: Conhece algum pai que já pratica alguns desses verbos com suas meninas? Marca ele aqui e compartilhe novas ideias conosco. Um mundo com pais que se interessem pelas suas meninas é um mundo cheio de amor.

Texto: Julia Stano De Luca