Treissi Amorim logo
News

Conheça 5 dicas para deixar o ambiente do seu lar mais leve

Você é do tipo que adora seu cantinho? Chegar em casa é uma das coisas que você mais gosta na vida? Ou é mais do tipo que prefere estar sempre na casa de alguém e evita ao máximo ficar em casa? Seja de um jeito ou de outro, a forma como você cuida e lida com seu espaço “sagrado” pode influenciar muito no seu bem-estar quando está em casa (e até mesmo pode explicar porque você não sente vontade de ficar em casa). Acompanhe nossas dicas!

Digamos que sua casa é como se fosse seu templo, correto? É lá que você chega ao final de um dia cansativo de trabalho e busca renovar suas energias. É pra lá que você quer ir num dia frio e chuva ou depois de uma longa viagem. É lá que você gosta de receber pessoas queridas. É lá que você chega e tira os sapatos feito rei ou rainha, depois de um dia cheio esperando o descanso merecido.

Mesmo que você more com outras pessoas, se você não sente que está num espaço acolhedor, de conforto e descanso, anota as dicas seguintes e confere alguns jeitinhos simples de melhorar o astral do seu lar:

1 - Tenha flores e plantas em casa

Espada de São Jorge ajuda na limpeza do ambiente.

Está na hora de resgatar os ensinamentos das nossas mães ou avozinhas. Por isso, a dica é antiga e só precisa ser relembrada. Em tempos de corre corre, ficamos práticos demais e esquecemos o quanto é bom ter uma flor viva dentro de casa ou uma folhagem verde. Por mais simples que seja, qualquer contato com a natureza (mesmo que através de um vasinho de flor) já é válido para harmonizar o ambiente. As famosas folhagens conhecidas como “espada de São Jorge” ou pezinho de pimenta já ajudam, segundo a lenda, na limpeza do ambiente.

2 - Evite sapatos dentro do seu quarto

Sapateiras práticas e funcionais na porta de casa.

Muita gente já tem por hábito tirar os sapatos logo que chega em casa, mas tem também aqueles que não se importam e levam o sapato para o quarto. Você pode nem perceber, mas isso também pode interferir no seu sono. Se o assunto é deixar o ambiente mais leve e cuidar da energia do lar, é importante deixar o que trazemos da rua longe desse espaço sagrado de descanso.

3 - Cheirinhos do bem: óleo, incenso, essência ou spray aromatizante.

Os cheiros podem ser acolhedores e deixam o ambiente mais leve.

Todo mundo gosta de sentir um cheirinho bom quando chega ou está em casa. Os cheiros também podem ser acolhedores e ajudam a deixar o ambiente mais levinho. Naqueles dias em que você estiver se sentindo pra baixo ou irritadiço, tente usar uma dessas opções e mentalize coisas boas que possam ser espalhadas junto ao cheiro. Se você não curte muito o cheiro do incenso por achar muito forte, procure por marcas melhores de incensos naturais que costumam ser mais suaves.

Todo mundo gosta de sentir um cheirinho bom quando chega ou está em casa.

Também tem a opção de essência aromatizante que você pode colocar num difusor ligado à tomada e o spray que você pode borrifar pelos cantos da casa e dos cômodos. Os momentos ideais para isso são: assim que chega da rua, antes de receber uma visita ou quando ela vai embora.

 4 - Desapegue de coisas que não usa mais

Independente de fé ou religião, se entendemos que a própria física defende que tudo é energia, é importante pensar que objetos parados sem uso e sem finalidade na casa representam uma energia parada que muitas vezes até atrapalha. Deixe circular, deixe o velho ir para o novo chegar. Encare logo aquela faxina nos armários, jogue coisas foras, passe para frente. Depois de organizar e deixar o ambiente mais “clean”, você vai se sentir melhor e vai liberar espaço para a energia da sua casa circular melhor também.

5 - Lembre que a leveza e harmonia vêm de dentro

Cuide de você mesmo.

Por fim, a dica mais importante do dia é que a leveza vêm de dentro da gente. Não adianta nos protegermos com amuletos, santos, orações, limpezas e organização do ambiente (ou seja lá no que você acredita) se dentro de nós ainda permanece aquele velho pensamento reclamão e emburrado que não percebe que as coisas podem melhorar se mudarmos de atitude. Então, é sempre bom observar se o que está deixando você se sentir pesado vem de fora (do ambiente, da casa, do trabalho) ou se este peso está vindo de dentro.

Fica o convite à observação para que você não esquecer de também buscar de dentro para fora esta harmonia que tem pedido. Toda ajuda externa é válida, mas algumas coisas só você pode fazer por você mesmo, pois como já disse a cantora “você é seu próprio lar”!

Que tal tentar?

Texto: Elô da Rosa