Treissi Amorim logo
News

Dia Mundial do Veganismo: Entenda esse estilo de vida

FOTO - Shutterstock

No dia de hoje, 1 de novembro, comemora-se mundialmente o dia do Veganismo, esse estilo de vida/ideologia que busca eliminar do consumo como um todo – apesar de ser mais comumente conhecido por questões alimentares – produtos de origem animal.

Este movimento, que cresce exponencialmente ano a ano, conta com a ajuda das mídias sociais e da internet, especialmente quando se tem conhecimento da adesão de artistas famosos, como é o caso de Xuxa e Yasmin Brunet. Podemos citar, ainda, Ellen DeGeneres e Madonna, exemplos de celebridades veganas conhecidas internacionalmente.

Segundo o site da Sociedade Vegetariana Brasileira, uma pesquisa do IBOPE aponta um crescimento no interesse deste estilo de vida: mais de 55% dos entrevistados para a pesquisa consumiriam mais produtos veganos se as informações estivessem melhor descritas nas embalagens.

Muitas são as razões para adotar esta ideologia e seria impossível listá-las todas. De qualquer maneira, os mais perceptíveis são, sem dúvida, a ética para com o abate e a exploração dos animais, a sustentabilidade do planeta como um todo e os benefícios para a saúde humana. Sobre o tema, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já expôs, recentemente, os riscos do consumo excessivo de proteína animal, especialmente os ultraprocessados e embutidos.

Para além dos benefícios com a saúde, podemos citar alguns benefícios estéticos – e, cá entre nós, quem não gostaria disso? Benefícios como perda de peso, melhora no paladar e maior disposição são os mais citados. É preciso, contudo, prestar atenção nas substituições: você deve trocar a proteína animal por vegetal e, as mais “potentes”, podem ser facilmente encontradas no nosso mercado: feijão, grão-de-bico, quinoa, ervilhas. Por isso, se você for aderir ao movimento, orientamos buscar a ajuda de uma nutricionista para auxiliar nessa transição.

E você, já considerou virar vegano? A nossa dica é que, se for o caso, isso seja feito de maneira moderada e equilibrada, fazendo o que você pode fazer no dia de hoje. Uma dica importante é começar a participar do movimento mundialmente conhecido, chamado “Segunda sem Carne”, em que os adeptos optam por não consumirem nenhum produto de origem animal por apenas um dia na semana. Você conseguiria vencer o desafio?

Além disso, você também pode começar a se informar sobre as marcas de cosméticos e produtos de limpeza, por exemplo, que você usa. Se elas são veganas ou não testam em animais e, assim, começar a fazer parte de uma mudança que já é tendência mundial.

Vamos aproveitar essa data para refletirmos e pensarmos em escolhas mais conscientes e sem que a gente se cobre demais. O que importa é fazer aquilo que condiz com os seus valores – e ninguém é mais ou menos por tomar algumas decisões na vida.

Agora queremos que você compartilhe conosco se já tentou, conhece alguém ou mesmo é vegano. Quem sabe, inclusive, alguma receita bem gostosa para diminuirmos um pouco o consumo das proteínas animais. Contamos com a sua participação.

Texto: Julia Stano De Luca