Treissi Amorim logo
News

Exagerou no chocolate nessa Páscoa?

Confira 5 ações que vão fazer você repensar sua alimentação.

Alguém aí se sentindo culpado depois de comer chocolate na Páscoa? Quem aí quer perder peso, mas não entende por que não consegue? Sabemos o quanto mudar hábitos é desafiador. Inserir uma alimentação saudável, mais equilibrada, é essencial para alcançar resultados no emagrecimento. MAS, nem sempre a teoria é fácil de ser aplicada na prática, não é mesmo? Estamos cansadas (os) de começar dieta toda segunda-feira e desistir dela toda sexta-feira (isso se não tiver feriado). O resultado dessas pequenas sabotagens já sabemos: frustração e desistência, momento em que caímos nas tentações e somos vencidos pelos velhos hábitos.

E como vencer a frustração e persistir na dieta? A coach nutricional Jaqueline Valerim Grundler nos ensina algumas ações que já podem ser tomadas hoje mesmo! Afinal, antes de transformar a lista do mercado, você precisa transformar seus pensamentos.

1ª - REPENSE SUAS ESCOLHAS

Você escolhe o que come ou apenas faz a Maria vai com as outras e se alimenta conforme grupos e situações sociais?

Desde a infância, o ser humano aprende a fazer suas escolhas alimentares a partir de seu convívio social

Desde a infância, o ser humano aprende a fazer suas escolhas alimentares a partir de seu convívio social, formando características que levará para a vida adulta como seu comportamento alimentar. Ou seja, se batata frita é o prato especial de toda sexta-feira na sua infância, você vai crescer com o hábito da batata frita na mesa.

Para alcançar um resultado diferente, você precisa repensar suas escolhas e começar a fazê-las com foco nas metas que pretende alcançar. Mude a forma de agir, substitua velhos hábitos e começará a colher novos frutos.

2ª - MUDANÇA DE DENTRO PRA FORA

Você é do tipo que primeiro compra todas as roupas da academia para depois começar o exercício?

Se deseja começar a academia, não crie obstáculos, dê o primeiro passo e comece

A nutricionista Jaqueline acredita que a primeira transformação deve vir de dentro para fora. “É preciso primeiro programar o cérebro a adotar um novo estilo de vida para, assim, tornar a perda de peso um processo simples e natural”. Ou seja, sua intenção é importante, mas deve vir acompanhada de um comportamento, de uma ação. Desse modo, se deseja começar a academia, não crie obstáculos, dê o primeiro passo e comece.

3ª - PERDAS E GANHOS

Você sabe aonde quer chegar, mas já parou para pensar no que pode perder se não começar hoje mesmo?

Se não der a largada para a corrida hoje, como estará sua disposição para começar a correr daqui a um ano?

Muitas vezes, não basta focar naquilo que quer como quem avista o pote de ouro no final do arco-íris; é preciso ter clareza do que pode acontecer caso você não comece agora mesmo essa caminhada. Se você não repensar sua alimentação hoje, como estará daqui a um ano? Se não der a largada para a corrida hoje, como estará sua disposição para começar a correr daqui a um ano? Importante lembrar que a busca pelo peso “ideal” não pode começar de um dia para o outro. Trata-se de um longo processo para que aconteça de maneira saudável.

4ª - CONFIRA SEUS REAIS MOTIVOS

Por que você quer mesmo emagrecer? Quais os reais benefícios disso para sua vida?

Por que você quer mesmo emagrecer?

A dieta que começar com foco em “entrar no vestido daquele evento” provavelmente não terá longa durabilidade. Este pode até ser um dos fatores de motivação para você começar a mudar seus hábitos, mas você precisa ter um motivo de longo prazo. Como está sua saúde? Como sua vida pode melhorar como um todo, caso você mude sua rotina alimentar e de exercícios físicos? Outra pergunta-chave feita pela nutricionista Jaqueline para seus pacientes é: o que está realmente atrapalhando seu processo? Mais do que ter seus motivos claros, importa observar também aquilo que trava seu avanço. Muitas vezes o problema está no seu bem-estar emocional e não necessariamente na comida.

5ª - NÃO SE COMPARE

Quantas vezes você já desistiu por achar que todo mundo consegue emagrecer, menos você? Cuidado com seus comportamentos sabotadores.

Toda caminhada rumo à vitória tem suas dificuldades. O importante é saber lidar com o que sabota sua persistência

Para Jaqueline, somos pessoas com sentimentos, experiências e estilo de vida diferentes e o processo de emagrecimento de cada um deve ser respeitado e individualizado. Com o apoio de um nutricionista com essa formação, é possível aprender como manter uma alimentação equilibrada, como fazer reeducação alimentar e como se livrar de comportamentos sabotadores. “No consultório, compreendemos juntos, também, o efeito negativo das chamadas “dietas milagrosas”, além de adotarmos uma rotina mais saudável, obtendo maior qualidade de vida e saúde”.

Entenda que toda caminhada rumo à vitória tem suas dificuldades. O importante é saber lidar com aquilo que sabota sua convicção e persistência. Nossa mente é uma mina de ouro, mas é preciso saber usá-la. Pensamentos bons e positivos estão só esperando para serem descobertos e você precisa se dar essa chance e começar a usá-los.

Para quem ainda não conhece muito o que é o coaching nutricional, Jaqueline Valerim Grundler, nutricionista de destaque na área, explica que, a partir dessa técnica, trabalha não apenas os aspectos relativos à saúde e nutrição, mas utiliza conhecimentos e ferramentas de coaching para propiciar mudanças de pensamento e comportamento paralelas a um planejamento alimentar saudável. Ou seja, para mudar seus hábitos, é preciso ir além da dieta. Nessa perspectiva, o trabalho do nutricionista aliado ao coaching pode ser a peça que faltava na sua jornada.

E aí? Pronta(o) para começar a pensar diferente e transformar sua rotina alimentar? Se você tem dúvidas sobre o processo e quer entender melhor o trabalho de uma coach nutricional, comenta aqui e nós podemos ajudar.

Sobre a profissional:
Dra. Jaqueline Valerim Gründler
Nutrição Clínica, Esportiva e Coaching Nutricional
com ênfase em saúde e qualidade de vida
Atendimento em Sombrio e Turvo