Treissi Amorim logo
News

Grace e Frankie: Uma série que ninguém pediu, mas o mundo precisava

Se tem uma coisa que me deixa triste e magoado com a indústria da TV e Cinema é como ela trata seus artistas após chegarem a certa idade. O ostracismo e a falta de trabalho para atores e atrizes que chegaram à velhice é um caso recorrente de várias reportagens mundo afora e foi recentemente pauta da série de Ryan Murphy “Feud: Bette and Joan” que trouxe a rivalidade milenar entre as premiadas atrizes de Hollywood, Bette Davis e Joan Crawford bem como o declínio de suas carreiras de mais de 50 anos, que apesar de trazerem lucros estratosféricos aos estúdios de cinema, não foi o bastante para que chegassem ao fim da vida sem trabalhos relevantes ou propostas de brilhar novamente.

Grace e Frankie, série da Netflix que já brinda a sua 5ª temporada, já inova pelo elenco, a maioria artistas que já passaram dos 70, todos muito bem premiados começando pelas lendárias Jane Fonda e Lily Tomlin que interpretam respectivamente as personagens que dão nome a série. Fonda tem 2 Oscar, 1 Emmy, 4 Globos de Ouro e 2 BAFTA, já Tomlin tem 5 Emmy’s, 2 Tony’s, 1 Globo de ouro e 1 SAG. Só pelas principais personagens a gente já tem uma dimensão do sucesso que é a série, não é mesmo? O Elenco principal é composto ainda por Martin Sheen e Samuel Waterston, ambos tão premiados quanto suas colegas de elenco.

Lily Tomlin (Frankie) e Jane Fonda (Grace).

Mas por que no título eu digo que Grace e Frankie é uma série que ninguém pediu? Por um óbvio motivo, quebrar tantos tabus como o preconceito da terceira idade, homossexualidade e outros tantos que seria difícil citar aqui.

A série se baseia na história de Grace Hanson, fundadora de um império de cosméticos, consumista, exageradamente preocupada com a beleza externa e Frankie Bergstein, uma hippie, vegetariana, protetora dos animais, pintora, que pratica yoga e todas as formas de meditações possíveis. O que essas mulheres têm em comum? Seus maridos, que depois de mais de 40 anos de casados decidem se divorciar delas para ficarem juntos e assumirem sua homossexualidade, forçando as duas a morarem juntas e formando a amizade mais excêntrica que conhecemos.

Sol (Sam Waterston) então marido de Frankie e Robert (Matin Sheen) marido de Grace.

Com direção e produção de Marta Kaufmann, co-criadora da lendária série Friends, a série ainda traz várias participações especiais como Lisa Kudrow, Rupaul, Nicole Richie, Rita Moreno, Estelle Parsons e Sam Elliot.

As duas aprendem a gostar uma da outra e evoluem como ser humano tanto que mesmo chegando aos 80, ambas usam dessa reviravolta nas suas vidas para abrirem sua própria empresa de brinquedos e lubrificantes sexuais voltados exatamente para a sua faixa etária. Com o tempo, as duas começam a se apaixonar por outras pessoas e voltar a viver a vida plenamente, claro, com muitas trapalhadas e constrangimentos que renderão altas gargalhadas, até que seus filhos decidem que é hora de mandá-las para uma casa de repouso.

Frankie, Grace e uma das participações especiais, Lisa Kudrow, a Phoebe de Friends

Essa receita só podia causar polêmica, né? Além da homossexualidade na terceira idade, as dificuldades e o preconceito de já serem idosos, apesar de toda a vitalidade que transparecem e que a série trata de forma gritante, todos esses ingredientes ainda conseguem se somar, na maioria das vezes, com um humor ácido difícil de encontrar em qualquer produção da atualidade, além disso, trazer para uma série de comédia a discussão de como idosos podem empreender mesmo depois dos 70 anos, como é possível duas senhoras viverem sozinhas e, claro, como é possível sentir prazer no sexo mesmo quando todos dizem que não é um triunfo sem precedentes. Importante perceber, também, como todas as situações elevam a relação das duas protagonistas e discutem não apenas o valor da amizade, mas carência e solidão.

Grace e Frankie traz momentos hilários, dramáticos, perspicazes e de reflexão sobre como tratamos a velhice e se realmente estamos preparados para vivê-la. A série ainda nos mostra que a vida pode nos surpreender e não importa a idade que tenhamos, sempre é tempo de sermos a melhor versão de nós mesmos!

A série já foi renovada para a 6ª temporada que deve estrear em 2020.