Treissi Amorim logo
News

Home Office: Conheça 4 vantagens de trabalhar em casa

Alguma vez você já imaginou como seria trabalhar sem ter que sair de casa? Pois é, este tema é muito recorrente no meio dos empreendedores e já se consolidou como uma tendência por todo o mundo.

O home office, ou seja, o escritório em casa, pode trazer inúmeros benefícios para as pessoas que o usufruem. É importante, contudo, pontuar que nem todos os trabalhos são compatíveis com este tipo de ambiente – e, por isso, não vale ficar triste, não, se não for o caso da sua carreira. Já imaginou uma professora que não comparece à sala de aula, local onde a troca é tão importante quanto o conteúdo ensinado?

Em linhas gerais, parece difícil elencar todas as vantagens, afinal de contas são muitas as profissões que podem ser levadas do tradicional escritório no centro da cidade para dentro de casa. Mas sempre há pontos em comum com todas elas. Na matéria de hoje, conheceremos alguns tópicos que tornam os home office melhores do que os tradicionais escritórios.

1. Liberdade

A gente precisa falar sobre liberdade, antes de mais nada. Você certamente já ouviu falar que a sua liberdade termina onde começa a da outra pessoa, certo? E, para o tema de hoje, isso também procede. Lembre-se: num home office, você tem a liberdade de trabalhar de pijamas, se quiser, mas isso não exonera o seu compromisso de entregar o que foi combinado. Digo isso para lembrar que a liberdade pode ser perigosa se a gente não souber qual o seu limite – por isso já começamos dizendo que até a liberdade tem limite.

Seja trabalhando para alguém e, aí, mais ainda, você tem essa responsabilidade de entregar o que foi solicitado, ou seja trabalhando para você mesmo, o cuidado para não se perder tomando um longo café da manhã deve ser observado.

Num home office você tem a liberdade de trabalhar de pijamas, se quiser.

2. Qualidade de vida

Nem todo mundo tem a sorte de trabalhar pertinho de casa. Há, inclusive, muitas pessoas que precisam de longas horas de deslocamento para chegar de um ponto ao outro, o que atrapalha, em muito, a qualidade de vida. São horas da vida perdida em trânsitos, não é mesmo?

E, se considerarmos o tamanho do nosso País, entendemos que muitas pessoas moram longe de seus trabalhos por questões financeiras. Nem todos os grandes centros são acessíveis para se viver. Assim, trabalhar de casa, além da qualidade de vida, certamente gera economia.

3. Economia

Com mais sobra no final do mês, há mais possibilidades de melhores investimentos e enriquecimento mais rápido. Se for da sua vontade, ao economizar com alimentação e transporte, por exemplo, você pode estudar como investir o dinheiro que não foi gasto, recebendo como consequência, a liberdade financeira, tão almejada por todos.

Como muitos economistas dizem por aí: é deixar o dinheiro trabalhar por você e não você pelo dinheiro. É sempre bom lembrar, contudo, que, com muita autodisciplina, todo mundo consegue o mesmo resultado, sendo trabalhador de casa ou de escritório.

4. Bem estar pessoal

Sabe aqueles dias que a gente acorda sem vontade de falar com ninguém? Ou aqueles outros em que os colegas é que não estão a fim de papo e a gente até acaba se sentindo mal com os seus comportamentos e atitudes? Pois é, trabalhar

de casa evita tudo isso. Não estamos falando em ser anti sociais, mas esta é, certamente, uma das vantagens de trabalhar de casa. Preferimos não pensar nos lados negativos. A gente é quem escolhe: trabalhando de casa, você vai se sentir em paz ou solitário? A decisão é sua.

Entendemos, contudo, e é importante marcar, que muita gente não tem perfil para trabalhar sozinho de casa, e prefere estar em equipe. Essa é uma das razões que batemos tanto na tecla do autoconhecimento, por aqui: só você pode saber.

Para terminar as reflexões sobre os benefícios de se trabalhar de casa, seja para você mesmo, empreendedor ou trabalhador, para uma outra empresa, achamos importante citar algumas dicas para fazer render o seu trabalho de casa, para que as dificuldades sejam exceção, em vez da regra.

Separar o ambiente do trabalho do resto da casa, é bem importante. Por exemplo: tenha, literalmente, um escritório em casa – e pode, sim, ser só uma mesinha e uma cadeira. O que acontece é que trabalhar na cama ou na sala pode confundir o seu cérebro e aquela vontade de procrastinar (cuidado com a liberdade) poderá chegar com toda a sua potência.

Faça desse escritório, porém, um lugar bem agradável, sem aquela cara de escritório chato e cinza. A liberdade está aqui também: você pode decorá-lo como quiser. Traga flores, música, café fresco passado. O que importa é se sentir à vontade.

Faça desse escritório um lugar bem agradável.

Tenha sempre delimitados quais os prazos e horários a serem cumpridos, tendo em mente que é hora do trabalho. Assim você poderá estabelecer uma rotina mais fácil em casa - e até cuidar da água do feijão enquanto elabora um relatório. Aqueles 5 minutinhos que todo mundo tira nos tradicionais escritórios terão mais sentido, em casa.

E aí, já experimentou trabalhar de casa? Conhece alguém que é fã de home office? Se você sabe vantagens e desvantagens deste local de trabalho, achamos importante ler seu comentário. Essa troca é fundamental aqui com nossos leitores. Deixe-nos saber – mas não esqueça de terminar o seu compromisso, viu?

Texto: Julia Stano De Luca