Treissi Amorim logo
News

Mulheres: sexo NADA frágil

Qual foi a última vez que você ouviu: “tem mulher mais macho que muito homem”? Certamente, há pouco tempo, já que essa é uma frase (entre tantas outras) tão popular ainda no século XXI. A realidade é que para sermos fortes (como de fato somos) não precisamos ser “machos” em comparação aos homens. Se você parar para pensar, refletirá que ser mulher por si só já nos leva a pertencer a um universo próprio que nos eleva ao nível máximo de força na natureza e sociedade. Podemos (e devemos) até lutar por direitos iguais, mas nosso lugar real jamais será o mesmo dos homens, pois somos diferentes e, por isso mesmo, tão necessárias.

Está mais que provado que somos um sexo NADA frágil. Nosso poder (nem sempre físico) vem de dentro para fora, a ponto de conseguirmos gerar outra vida – ou até mesmo bancarmos a opção de não gerarmos. Diante de tantas cobranças (às vezes disfarçadas de comentários queridos), o mesmo serve para os casamentos, uma vez que é preciso tanta coragem para casar, quanto para não o fazer. Com nossa força e feminilidade, conseguimos bancar as decisões de uma casa, as finanças de uma família, a profissão dos sonhos, a administração de uma cidade, o futuro da educação, a eficiência nos setores de saúde e de quebra ainda suportamos a cólica de um corpo em constante transformação que nos pede cuidados.

Assim, enfrentamos os preconceitos diários de uma sociedade brasileira ainda patriarcal que já entendeu que nosso lugar é importante, mas ainda continua fazendo piadas e nos menosprezando em silêncio (ou até mesmo em alto e bom som). Mesmo assim, suportamos tudo isso com essa força que vem de dentro, mas que vem também de nossas ancestrais que já em gerações anteriores bancavam a casa, família, agricultura, a maternidade, etc. Pode nos faltar tudo, mas em situações difíceis tiramos coragem do fundo da alma e colocamos para fora uma força transformada em ação.

Nem sempre somos maternas, sentimentais e delicadas, mas muitas vezes aliamos tudo isso a uma resistência absurda para encararmos dificuldades sem fugir à luta. Somos inovadoras na medida em que, muitas vezes precisamos reafirmar perante aos outros qual é o nosso lugar. Com nosso jeito feminino, damos também equilíbrio a um mundo em que o masculino sempre falou tão alto. É nesse ritmo que muitas que estão lendo este texto agora já fizeram muito desde que acordaram hoje cedo e ainda vão fazer muito mais até a hora de dormir. Nem todo dia somos reconhecidas por isso, mas assim seguimos: desdobrando talentos para darmos conta de nossas jornadas duplas, triplas, quádruplas. Travando batalhas (às vezes silenciosas) contra um padrão de beleza imposto, um chefe com crise de superioridade, um relacionamento abusivo, uma sociedade que ainda tem medo dessa força que vem da mulher.

Nós, mulheres, vamos ouvir muitos parabéns ao longo de toda esta semana. Talvez algumas de nós até ganhem flores. Merecidas! Iremos agradecer com toda nossa gentileza, mas lá no fundo de nossa intuição, estaremos convictas e fortes: 08 de março é a data símbolo para relembrarmos quem tem participado ativamente da construção de um país melhor o ano inteiro.

Parabenizando a todas que leram esta matéria até aqui, deixaremos uma homenagem para 15 mulheres de nossa região que tem brilhado e servido de representatividade para muitas outras. Em nome delas, sintam-se todas honradas, pois vocês são, todas, mais MULHERES que muitos homens.


 

Marcia Lirio

A presidente do Instituto SOS Bicho Urbano tem um amplo trabalho voltado para a causa animal. Persistente, reconhecida não só na região, mas no estado e até nacionalmente pela sua dedicação e incansável luta pelo bem estar dos animais.

Marcia Lirio

 

Queli Machado

Gerente das Lojas Mattric, dona de um talento incrível quando o assunto é liderança, conquistou grande admiração dos colegas. Dinâmica, guerreira, dedicada em tudo que faz e sempre com astral contagiante.

Queli Machado

 

Luciane Zilli

Primeira-dama de Turvo, empresária a frente do espaço exclusivo para decorações anexo às Lojas Adelino e excelente anfitriã. A By Luci Decorações é reflexo de todo seu bom gosto, tanto que muitos clientes pedem o auxílio da proprietária na hora de escolher e organizar a decoração.

Luciane Zilli

 

Aline e Alice Souza

As irmãs empreendedoras Alice e Aline Souza criaram a marca de bijuterias finas: Maria Cereja Acessórios. Em pouco tempo a marca ficou conhecida pela qualidade, perfeccionismo e beleza das peças, conquistando as mulheres de bom gosto não só da região, mas do Brasil todo.

Aline e Alice Souza

 

Fátima Menegalli

Grande empresária, já foi primeira-dama e secretária de desenvolvimento regional em Araranguá. A frente da Dimasa Volkswagen, é perfeccionista, exemplo de garra, persistência e coragem.

Fátima Menegalli | Credito Foto: Sul Fashion

 

Francini Souza

A competente cirurgiã dentista é destaque no extremo sul pelo carisma e sensibilidade principalmemte ao lidar com o público infantil. No seu consultório temático, todo preparado para o bem estar das crianças, ela conquista a garotada que perde o medo e passa a adorar a experiência.

Francini Souza

 

Adriana Salvaro

Eficiciente e decidida, a primeira-dama de Criciúma é referência no sul quando o assunto é administração e trabalho social. É presidente de honra da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), a qual comanda com maestria, coordenando as atividades.

Adriana Salvaro | Credito Foto: Amanda Farias

 

Valdete Homem

Cheia de energia e carisma, realiza um trabalho em prol da educação com dedicação, empenho e competência. É coordenadora do Pólo de Sombrio da Uninter, que está entre os 10 mais dentre os 400 no Brasil.

Valdete Homem

 

Gislaine Cunha

Secretária de Saúde por 10 anos, Gislaine Cunha entrou para a história de Sombrio por ser a primeira vice-prefeita eleita no município e assumir o cargo de prefeita por 15 dias, sendo a primeira mulher a comandar o Executivo sombriense.

Gislaine Cunha

 

Sandra Manenti

Com muitos anos de experiência e constante estudo, focada em passar tranquilidade e segurança para as gestantes e todas as mulheres. Excelente ginecologista, obstetra e professora na Unesc.

Sandra Manenti

 

Cazuza Pereira

Criativa e competente, com grande experiência, se destaca há cerca de 15 anos no mundo da moda. Reconhecida como uma das melhores estilistas da região.

Cazuza Pereira

 

Sulingue Visentin

Especialista em implantes e odontogeriatria, a ótima profissional se destaca também por estar sempre à frente, mantendo-se atualizada em relação às inovações, principalmente na área estética.

Sulingue Visentin

 

Géssica Zeferino

A jovem vereadora Géssica Zeferino tem apenas 23 anos e já foi eleita como Presidente da Câmara de Vereadores de Meleiro, sendo a terceira mulher a presidir o legislativo municipal. Está em seu segundo mandato, o primeiro foi aos 19 anos como a segunda mais votada.

Géssica Zeferino

 

Ester Zanette Barp

Profissional competente que do jornalismo se destacou politicamente. Idônea e correta, se tornou uma mulher forte dentro da Amesc, fazendo um ótimo trabalho como gerente executiva.

Ester Zanette Barp