Treissi Amorim logo
News

No dia do amigo, aprenda como detectar amizades verdadeiras!

Você anda cansado de amizades falsianes? Em tempos de redes sociais e belezas plásticas, fica confuso saber quem é de verdade e quem é de “mentira” (famosa frase de muitas legendas em fotos de amigos, inclusive). Mas será mesmo que é tão difícil assim saber quando uma amizade é verdadeira? Ou lá no fundinho, se você deixar aquela velha voz da intuição falar, você já sabe quando é, mas tem dificuldade de admitir?

Responda a algumas perguntinhas e faça o teste para confirmar alguns sinais de que seu amigo é de fé e irmão camarada:

Quando você tá triste, seu amigo dá um jeito de ouvir e aparecer para dar um colo (seja virtual ou presencial)?

Nem todo mundo tem paciência ou tempo hoje em dia para ouvir de verdade. Muitas vezes, as pessoas apenas esperam a vez de falar, mas um amigo de verdade dá seu jeito de estar presente na hora da sua queda. Ele estará lá para acudir e tentar levantar seu astral ou apenas para lhe ouvir em silêncio e tentar entender o que está acontecendo. Esse amigo especial é aquele que às vezes põe a dor dele no bolso e corre para ajudar a curar sua ferida.

Quando vocês se encontram, mesmo depois de meses sem conversar, é como se tivesse passado só uns dias?

Na vida de adulto, não conseguimos estar em contato todos os dias com os amigos. Às vezes esquecemos o aniversário, deixamos o amigo no vácuo do whatsapp, mas quando a amizade é verdadeira, ele sabe que não é por mal e logo que estiverem juntos é como se o tempo nem tivesse passado. É como se os corações se reconhecessem quando estão juntos e ficasse tudo bem. Sem peso e sem cobranças.

Seu amigo tem coragem de dizer verdades sem que pareça julgamento?

Nem sempre é fácil dizer verdades com jeitinho. Às vezes o amigo fala na grosseria mesmo, mas logo depois ele vem com uma frase amorosa do tipo “poxa, sei que fui grosseiro, mas é para o seu bem”. É sempre mais confortável não falar verdades e apenas concordar, mas o amigo que é amigo se responsabiliza e enfrenta com coragem o medo de falar a verdade, porque sabe que elas são necessárias. Se seu amigo não avisar, quem avisa?

Quando vocês estão juntos, até ficar em silêncio ou não fazer nada é bom?

Seja no salto alto, ou de meias, no glamour na balada ou na companhia para ir à missa, culto, centro espírita, benzedeira ou seja lá qual for a sua fé, amigo é aquele que lhe acompanha em todos os momentos. Na calmaria ou no agito, ele pode ser um parceiro para tudo. Vocês podem estar fazendo a viagem dos sonhos ou apenas vegetando ao assistir netflix um do lado do outro e estará tudo bem também.

Seu amigo é seu cúmplice até quando sabe que você tá fazendo coisa errada?

Você está prestes a fazer uma “cagada” e você sabe disso, mas lá no fundinho você quer a aprovação do seu amigo. Aí você conta só para ele o que tá pensando em aprontar, mesmo que ele diga que você vai dar com “os burros n’água”, você vai fazer igual porque já está decidido. Mesmo assim, seu amigo respeita e deixa você ir. Ele apenas dá aquele aviso carinhoso “você sabe no que isso vai dar, né?”, mas deixa você seguir seus próprios passos. O mais bonito é que o amigo de verdade estará lá quando você voltar chorando. Ele vai sentir vontade de dizer “viu, eu avisei”, mas vai abraçar e ficar ao seu lado mesmo assim.

Quando você fica feliz, seu amigo vibra em alegria com você também?

A inveja tem assustado muita gente. Aos pouquinhos, muitos deixam de contar suas vitórias, seu planos para que não aconteça nada de errado e que não role o famoso “olho gordo”. Porém, amigo que é amigo ouve com gosto suas vitórias. Os olhinhos dele vão brilhar quando algo der certo e ele vai sentir como se fosse com ele. A parceria da amizade verdadeira é aquela que divide tristezas, mas sabe também dividir as alegrias.

Se você se identificou positivamente com essas perguntas, parabéns, você tem amigos e sabe ser um bom amigo! Outra coisa importante de dizer é que amigos, por mais maravilhosos que sejam, não são perfeitos! Então, relaxe se seu amigo anda vacilando em um dos pontos das perguntinhas acima. Isso não quer dizer que ele tenha reprovado no teste. Na amizade, existe liberdade e respeito, então tá tudo bem se seu amigo ainda está aperfeiçoando alguns pontos. Aproveito para revisar os pontos que você também precisa melhorar! Amizade é troca! Só podemos esperar do outro aquilo que também estamos oferecendo.

Por fim, aproveite para mandar este texto para o seu/sua bestfriend e agradeça a amizade dele/dela e marque logo um encontrim para brindar esse amor lindo que é o amor entre amigos! Partiu?

Texto: Elô da Rosa