Treissi Amorim logo
News

O Poder das Listas

Alguma vez, alguém já te disse para fazer listas a fim de manter a produtividade, eu tenho certeza disso. Por aqui mesmo, já até falamos sobre como as listas podem te ajudar a ser produtivo.

Acontece que, dia desses, ao organizar uma gaveta, deparei-me com algumas listas minhas que estavam esquecidas em alguns caderninhos diferentes. Estas, contudo, não eram listas de afazeres do dia-a-dia, desse tipo que citei anteriormente, para me manter produtiva. Aliás, há uma frase atribuída a Freud que diz que a gente precisa lembrar, para esquecer. E a maioria das pessoas que usam listas as fazem pensando nisso: lembrou anota, senão esquece.

Assim, depois desta experiência, posso afirmar que as listas são ferramentas poderosas, não somente para nos ajudar a lembrar daquelas tarefas cotidianas, mas de realização de sonhos. Sim, é isso mesmo. A gente escreve no papel e acontece. Não é bruxaria, não. É coisa séria.

Notei um prazer enorme nesse processo de redescobrir as minhas listas quando vi que muitas das coisas já tinham sido alcançadas e saí a pesquisar o motivo. E é sobre isto que quero falar hoje.

Para entender melhor o poder dessa ferramenta, dividimos o texto em tópicos, para facilitar o entendimento – e, também, para treinar a produção de listas. Vem junto!

Pense em você mesmo.

1 - Pense em você mesmo

Falar em listas é, antes de tudo, um exercício de autoconhecimento. Mas não precisa pensar muito, não. Você só precisa reforçar para o seu cérebro, com o ato de pensar e o de escrever, o que você realmente quer. Pode ser uma coisa simples ou complexa, o papel aceita tudo. Aproveite-se dele.

Conhecer-se é saber o que você quer e por quê: qual sentimento você experimentará quando concretizar o sonho que estiver colocando no papel? Porque é através da energia na hora da escrita que você mesmo poderá se imaginar sentindo o que quiser na hora da concretização.

Para quem acredita em troca de energias e física quântica, pensar com consciência e foco ao colocar no papel fará com que o universo te ajude logo a realizar o desejo. Para quem acredita na psicologia, é o inconsciente que guarda as informações reforçadas para o cérebro. E ele estará trabalhando por você mesmo quando você sequer estiver notando. Cuidado com o que você deseja.

2 - Escrever te ajuda a dormir melhor

Você já pensou em tudo que quer realizar e, agora, é hora de o cérebro poder descansar, sem preocupações e ansiedades. Você se permite descansar mais para acordar ainda mais motivado na hora de concretizar a meta escrita, encerrando a noite. E, ainda, pode até ser que você vá sonhar com o que escreveu, de um jeito que, sorte a sua, pode até trazer uma inspiração para realizar logo tudo aquilo que você almeja.

3 - Marque a data

Aqui é uma dica diretamente da área do coaching: marque as datas, tanto o dia em que se está escrevendo quanto o dia em que você se dá o prazo para realização daquela tarefa. Mas não fique ansioso. Na verdade, esqueça as listas em algum cantinho, você não precisa ficar olhando-a a todo o tempo, pois não estamos falando de listas com atividades diárias.

Deixe a sua lista dormir e o universo e o seu cérebro trabalharem. Não se cobre por não ter ainda e, caso isso aconteça, cumprido o seu prazo – e, antes de tudo, permita-se um prazo possível e real. Nada de atropelar a ordem natural das coisas e querer encontrar uma casa dos sonhos à venda pela metade do preço de mercado.

Se você tem alguma experiência parecida para compartilhar, gostaríamos de saber: deixe aqui nos comentários. Tudo muito sutil, mas são as energias e o subconsciente trabalhando escondidinhos para você. Busque agora mesmo um caderninho e comece a emanar pro universo, utilizando a lista como ferramenta, o que você quer conquistar. E isso pode ser qualquer coisa. E aí, já tem alguma ideia?

Texto: Julia Stano De Luca