Treissi Amorim logo
News

Receita Saudável: Salmão ao molho de mel, limão siciliano e alho

FOTO - wifemamafoodie.com

Essa receita é uma verdadeira suculência, sem culpa ou pecado. Assim, dá para incorporar na rotina, em clima de detox e cheio de sabor e saúde (porque nada mais sem graça do que iniciar uma dieta, depois de algum tempo mantendo uma alimentação errada, gordurosa e açucarada, com restrição de algum alimento ou tempero).

Portanto, essa receita vem como um carinho e, para quem quer pegar mais leve, essa é uma ótima oportunidade para servir e experimentar essa delícia agridoce.

Além de tudo, essa é uma receita de peixe que não deixa cheiro algum na casa, pois é feita na técnica francesa chamada papillote - e, calma!, só o nome é complicado.

Papillote tem como tradução para o português “papelote”, ou seja, nada mais é do que um pedaço de papel. A gente explica como fazer: você vai precisar de papel manteiga ou alumínio e uma habilidade bem básica com as mãos, para manter todo o ar dentro do envelope que se formará. Imagine-se fechando um pastel, com o garfo. Uma coisa bem caseira, mesmo, dessas que todos já vimos a mãe fazer.

Bom, vamos à receita? A receita serve duas pessoas, com 200g de proteína para cada uma.

FOTO - wifemamafoodie.com

INGREDIENTES E UTENSÍLIOS

  • - 1 batata doce

  • - 400g de salmão fresco (ou descongelado)

  • - 2 dentes de alho triturados

  • - 3 colheres de sopa de Mel

  • - 1 A 2 Limões sicilianos – à gosto

  • - Papel Manteiga

  • - ½ colher de sopa de manteiga com sal

  • - Sal e pimenta à gosto

MODO DE PREPARO

1 - Pré-aqueça o forno à 180ºC.

2 - Lave bem e seque a batata doce. Fatie ao longo do comprimento (o contrário de rodelas). Ela servirá de cama para o peixe, dentro do papelote. Não precisa descascar, pois a casca é rica em sabor e nutrientes. Mas é fundamental uma boa limpeza do ingrediente.

3 - Numa panelinha, leve ao fogo médio a manteiga e refogue o alho, triturado. Refogue sem parar de mexer por uns 5min, ou até que perceba que o alho já soltou todo o perfume e está douradinho. Por fim, acrescente o suco dos 2 limões sicilianos e do mel. Mexa até que todos os sabores se incorporem.

4 - Numa forma, prepare o papillote como nas fotos acima, colocando a batata doce como base, temperada com um pouco de sal e pimenta à gosto. Posicione o peixe por cima da batata (lembrando que a pele do peixe confere um sabor inacreditável, não havendo necessidade de removê-la).

5 - Pincele o líquido produzido na panelinha entre as duas postas de peixe e feche o envelope, com calma. Dobrando e enrolando.

6 - Coloque para assar de 15 a 20 minutos, na mesma temperatura. O mel carameliza sobre o peixe e o sabor agridoce acentua. Lembrando que esse tempo é para um peixe macio e no ponto certo, mas se você prefere bem passado, pode deixar mais tempo. Só não pode ficar abrindo o envelope para conferir, pois se o vapor sair do seu espaço, atrapalha o cozimento. 

O salmão fica uma delícia!

Depois de experimentar essa receita, toda alimentação ruim poderá ter seu fim. O que não pode é comida saudável sem graça na mesa. E aí, fez e gostou? Compartilhe sua foto e marque a gente!

Texto: Julia Stano De Luca