Treissi Amorim logo
News

TAL MÃE, TAL FILHA: Em qual tipo de relacionamento você e sua mãe se encaixam?

Dia das mães passando e várias fotos e declarações rolando nos feeds das redes sociais para nos lembrar como anda o nosso relacionamento com aquelas que nos trouxeram para este mundão. Você já parou para pensar em qual tipo de relação você tem com a sua mãe? Existem cinco categorias básicas na relação mãe e filha (aqui vale mãe de coração também, ok?). Escolha a sua e depois continuamos a conversa:

1. Mãe e filha estilo BFF (best friends forever)

Aquela amizade de longa data que vem desde o cordão umbilical. Aquela mãe que troca de roupa com você, tem os mesmos gostos, conta e desabafa sobre as chateações com o pai ou namorado. Aquela filha que, quando acontece algo especial, conta primeiro para a sua mãe.

2. Mãe e filha estilo Abraço-casa

Esta é a relação que acolhe com a comida preferida, cafezinho na mesa, roupa cheirosa e branquinha. É a mãe mais reservada, que às vezes não pergunta como anda seu casamento ou relacionamento com o boy, mas sempre dá um jeito de te abraçar com outras atitudes e você mesmo não contando sobre tudo da sua vida pra ela, sabe que pode contar com esse abraço-casa que sempre estará lá.

3. Mãe e filha estilo mãe da mãe

Passada infância e adolescência, quando a filha ganha autonomia e de repente passa a ajudar a mãe de várias formas. Às vezes marca uma consulta e leva ao médico, às vezes ajuda a escolher uma roupa legal para a mãe, às vezes intervém num papo mais sério entre os pais, às vezes encoraja a mãe a fazer algumas coisas que, muitas vezes, por ser de outra geração não acredita que pode.

4. Mãe e filha estilo criei pro mundo

Este perfil de relação geralmente se estabelece quando a filha ou a mãe adoram criar asas e voar. Desde morar fora ou até mesmo ir morar sozinha na época da faculdade. É aquela mãe ou filha desenrolada, que adora viajar e uma não deixa de fazer isso pela outra. Sempre usam a expressão “filho é para o mundo” e, mesmo com o coração partido em cada despedida, conseguem ficar feliz e vibrar quando a filha manda aquela fotinho no whatsapp do lugar onde está morando ou passeando.

5. Mãe e filha do contra

Quando a filha gosta de rosa, a mãe gosta de azul, quando uma defende um perfil de homem, a outra escolhe o mais do contra o possível. Geralmente, esta relação é bem comum na adolescência, quando mãe a filha ainda estão em momento de definir personalidade e às vezes precisam ser do contra para se firmarem na nova identidade. O legal é que na maioria das vezes, quanto mais essa mãe e filha tentar ser diferentes, mais fica evidente o quanto são parecidas.

E ai? Em qual tipo de relação você e sua mãe (ou você e sua filha) se encaixam? Com certeza teve gente se identificando com mais de uma categoria. É interessante também pensar que em momentos diferentes da vida você pode se identificar com cada uma delas. O mais legal disso tudo é perceber que independente do jeito que você se relaciona com sua mãe, uma coisa é certa: você sempre será sua filha. E se você que está lendo este texto já é mãe: você sempre será a mãe dela. Não importa em que momento vocês se encontram, se é o mais reservado, se é o da amiga inseparável, se é da mãe que mandou a filha voar, se é da filha teimosa que ainda nega o quanto é parecida, se é do estilo que acolhe no silêncio: de todos os jeitos, existe amor! De todos os jeitos sua mãe ama cada pedacinho de você (mesmo que às vezes ela implique aquele namorado, com o corte de cabelo ou com a escolha dos looks). Toda mãe implica um pouquinho, tá no contrato!

Então, aproveitando este momento especial em que todo mundo tá dizendo que sua mãe é a melhor de todas, deixamos aqui o convite para amarmos todas as mães (e mães, também fica o convite para você amarem suas filhas) do jeitinho que elas são independente de qual perfil vocês se encaixam hoje. Vale lembrar também que podemos ser todas estas categorias ao mesmo tempo, porque amar e honrar nosso laço afetivo materno tem a ver também com aprender amar de várias formas.

Nesse clima amoroso trazido pelo final de semana, é que deixamos aqui nossa homenagem a todos os tipos de mães e filhas. Esperamos que todas tenham tido um feliz dia das mães para todas as mamães e feliz dia das filhas também, porque sem nós, as mamães não existiriam e vice-versa.

E como falamos no início, vários filhos aproveitaram as redes sociais para homenageá-las e, para ilustrar nossa mensagem, nada melhor que algumas dessas fotos que salvamos do facebook e instagram dos nossos leitores.

A mãe Fabrícia com as filhas e mamães Marcela, Manuela e Mariah
Greicy Abel com o filho Theo
Katiuscia Roussenq com a filha Isadora
A futura mamãe Gabriela Gomes com a mãe Simone
Foto: Giovana Garcia
Liliane Machado com a filha Cecília
Claudia Alves com a mãe Enedina e o filho Henrique
Aline Costa e a filha Rafaela
Foto: Capra Fotografia
Fabiano Ferreira e a mãe Helania
Sumaya Scalco com a mãe Suzana
Denise Scheffer com as filhas Maria Luiza e Alice
Amanda Sasso com a mãe Marcia
Livia do Canto e a filha Valentina
Foto: Giovana Garcia
As irmãs Grasiana e Gislaine Candido com a mãe
Carol Kunhasky com a mãe Carmem
Julia com a mãe Queli Machado
Débora e Dyulia com a mãe Fátima
Maria Isabel com o filho José Renato
As filhas Karol e Rafaela com a mãe Nani
Thalita da Rosa com a mãe Maria Helena
Gislaine Cunha com as 4 gerações da família
Lara Machado com a filha Livia
Fernanda Garcia com a mãe Rejane
Minha irmã Lais com minha mãe Marilei

Texto: Elô da Rosa