Treissi Amorim logo
News

Você já ouviu falar em Constelação Familiar?

Você já deve ter ouvido falar em Constelação Familiar, mas, talvez, ainda não tenha entendido ao certo como funciona, acertamos?

Na matéria de hoje, iremos falar desta terapia que está ganhando os corações de quem a procura, pois uma coisa é certa: o processo todo é muito emocionante. A técnica sistêmica (uma das linhas da psicologia), está ganhando até um verbo próprio: constelar.

Dá até pra conjugar: eu constelo, tu constelas, eles constelam.

Mas, afinal, o que significa constelar? A prática, cada vez mais difundida por aqui foi criada em 1978 pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger. Ele, junto com a sua esposa, certificam consteladores (quem aplica a técnica) no mundo todo.

Se podemos dizer que Freud é o pai da psicanálise, podemos afirmar, também, que Hellinger é o pai da Constelação Familiar. Para entender melhor do que se trata, é preciso, antes, entender o que é a psicologia sistêmica. Este tipo de psicoterapia, busca tratar os sistemas relacionais de um indivíduo, entendendo que ninguém é sozinho, tendo, como base, todo um sistema de pessoas ao seu redor, que, até de maneira inconsciente, influencia cada uma das pessoas envolvidas. É como se fosse uma rede, uma teia de aranha.

A pessoa que se trata, comumente, através da psicoterapia, olha, quase sempre, para os membros da família e como eles influenciam a sua vida. Diferentemente da psicanálise, na terapia sistêmica, o indivíduo não é tratado olhando apenas para si, mas em como interage com outros membros da sua família.

Importante destacar que o sistema pode ser tanto de família, quanto de grupo de amigos ou, até mesmo, de casal.

Imerso nesta corrente, o pai da Constelação Familiar, Hellinger, criou a técnica, visando tratar estas relações de interdependência entre os membros dos sistemas familiares. Através de interpretações (você pode constelar em grupo ou sozinho, através da atuação de outras pessoas que estão constelando, no caso dos grupos; ou através de bonequinhos, que representariam os membros do sistema familiar, caso esteja constelando individualmente).

Vamos focar na constelação individual, para tentar explicar como a técnica funciona: respire fundo, porque você está prestes a tratar coisas muito sutis da sua vida, sejam elas dores ou ressentimentos, algo que te fere, mesmo.

Na prática, constelar individualmente, através de bonequinhos, significa: uma conversa com o seu terapeuta, sobre o que te angustia, em relação a alguma pessoa específica do seu sistema (ou um grupo); a decisão em conjunto sobre o que você pensa que poderia melhorar nesta relação a ser tratada; a escolha de bonequinhos, que representariam as pessoas envolvidas naquele aspecto a ser tratado.

Feito isso, você posiciona os bonequinhos e cada movimento seu, em relação aos objetos, vão sendo explicados pelo terapeuta, que vai te guiando e te expondo o que o seu inconsciente está fazendo naquilo que, num primeiro momento, parece algo mecânico. Tudo começa a fazer sentido e você vai sendo orientado e questionado ao longo do processo.

Isso te mostra, através de algo lúdico, como é o uso dos brinquedos, como o seu sistema está, do seu ponto de vista. Se você pudesse, o que você mudaria na sua relação com a sua mãe, pai ou irmãos? Os bonequinhos te dão essa possibilidade. 

Ao final da terapia, o terapeuta, depois de te analisar e entender como você se sente em relação ao assunto que você gostaria de tratar, te pede para repetir em voz alta, coisas que – e aí, libere toda a sua emoção – você precisa por pra fora e não fala, no dia a dia, para estas pessoas.

Podem ser palavras de perdão, de amor, de rejeição. O que importa é que você, através desta técnica, consegue conversar, com as pessoas da sua família, o que você guarda, bem lá no fundo das profundezas da sua alma. E, dizem por aí, que o universo te escuta.

É ao longo dos próximos dias, semanas e meses que você, por ter escutado e desabafado, começa a sentir a mágica e os benefícios da constelação. Às vezes precisa de mais de uma sessão, mas a sutileza e delicadeza com que tudo ocorre te coloca numa posição de amor, de respeito e de entendimento e pertencimento com o seu sistema familiar.

Vale a pena tentar para ver se serve para você. A técnica é, realmente, muito bonita. Nossa dica, contudo, é que você procure um terapeuta certificado com o método, para garantir o melhor da experiência, e a segurança em praticar.

E aí, tem algo a acrescentar? Já fez? Gostou? A gente fica sempre muito curioso por aqui, querendo debater e entender cada vez melhor cada tema que trazemos para o debate.

Texto: Julia De Luca