Treissi Amorim logo
News

Adora Café? Então confira 3 Dicas para Potencializar a Bebida

Recentemente, todos os meios de comunicação e canais de conteúdo divulgaram amplamente uma pesquisa realizada na Inglaterra, a qual indicava que o consumo de café pode nos ajudar a viver mais.

Conforme o estudo, quanto mais café você toma, mais você vive. A pesquisa foi realizada em parceria com o Instituto Nacional do Câncer, o Instituto Nacional de Saúde e da Escola de Medicina Feinberg, todas no Reino Unido, e consistiu em analisar 500 mil pessoas, com idades entre 38 e 74 anos.

Apesar de a pesquisa ser considerada como correlação, ou seja, não há comprovação de que é o café sozinho o responsável pela longevidade dos envolvidos como objeto da pesquisa, os estudiosos estão confiantes de que é uma soma entre as propriedades do próprio grão com os hábitos relacionados ao consumo da bebida, os responsáveis pela correlação.

No Brasil, todos sabemos, um dos maiores produtores de café do mundo, o hábito pode ser visto em diversos cenários, no nosso dia-a-dia. Tomar um cafezinho com os amigos no meio da tarde pode ajudar a aliviar o estresse – e é aí que entram os benefícios relacionados aos rituais da bebida.

Outro destaque importante, aqui, no nosso País, é o café da manhã, escolhida por dez entre dez brasileiros como a principal refeição do dia. Na matéria de hoje, iremos dar 3 dicas de como incrementar o café da manhã, para potencializar os benefícios relacionados à longevidade apontada pela pesquisa.

1. Moído na Hora

O melhor café é aquele cujo grão é moído na hora

Se você adora café, já deve ter ouvido alguém falar que o melhor café – assim como um bom suco de laranja – é aquele moído na hora. Se você nunca ouviu falar isso, pelo menos já deve ter visto, e disto eu tenho certeza, em alguma cafeteria, uma máquina para moer o grão na hora, a razão daquele cheirinho maravilhoso que impregna no ambiente.

Sim, conforme o tempo passa, o pó pode oxidar, perdendo suas qualidades mais especiais, assim como acontece com as frutas, por exemplo. Portanto, se você puder, invista num moedor pequeninho, perfeito para ter em casa – e passe a comprar o café em grãos, ao invés do pó embalado à vácuo. Você certamente notará diferenças tanto no paladar, quanto nas propriedades da bebida.

2. Canela

Ao invés de açúcar, você pode colocar canela no seu café

Isso mesmo! Já pensou em temperar o seu café? Ao invés de açúcar, você pode tentar colocar canela – fica com um perfume sem igual, além de, realmente, adoçar. As propriedades da canela são bem conhecidas, dentre as quais podemos citar: as termogênicas, aumento do fluxo sanguíneo. A cafeína somada à canela, aumenta, portanto, o fluxo sanguíneo no cérebro, aumentando nossa performance, já cedo, pela manhã.

As marcas de café gourmet estão tão ligados – tanto no sabor, quanto nos benefícios – que existem muitas marcas no mercado que já oferecem o café moído com a canela. Alguns, inclusive, com até mesmo outros tipos de especiarias, como, por exemplo, o mais exótico cardamomo. Você já experimentou?

3. Aprecie-e com calma – e sem moderação

Ao segurar a xícara, aprecie o aroma e deguste a bebida

Conforme a própria pesquisa, que segue analisando a relação entre longevidade e café, quanto mais a gente beber, mais tempo vive. Portanto, sem moderação por aqui. Por outro lado, cada vez mais o pessoal da área da saúde, especificamente da nutrição, tem batido na tecla de que ao comer, apenas coma.

Ou seja, desligue-se da televisão, do celular e, até mesmo, do jornal impresso. Preste atenção e saboreie o que você estiver consumindo. Este, por exemplo, é um dos fatores que foram associados, na pesquisa, no que diz respeito aos hábitos relacionados à bebida.

É o ritual que conta: o segurar na xícara, apreciar o aroma, realmente degustar a bebida. Combine um café bem pretinho, moído na hora e temperado com canela, com alguma fruta e granola sem açúcar por cima. Ou, quem sabe, uma vez ou outra, com um pão na chapa com manteiga. São prazeres que começamos a usufruir logo no começo do dia que nos despertam para levar um dia mais feliz.

E aí, tem alguma outra dica de como potencializar os benefícios do café? Ou, quem sabe, alguma outra combinação de tempero que casa muito bem com a bebida? Queremos saber mais: quanto café você bebe por dia? Agora é sem moderação!

Texto: Julia Stano De Luca