Treissi Amorim logo
News

O poder do Agora: Como combater a ansiedade?

8 dicas para ajudar você a lidar de um modo mais leve com a ansiedade

Você já parou para pensar no poder que tem o AGORA? Você pode ter sido feliz ou triste ontem, feito burrada ou conquistado algo que queria muito. Você pode estar planejando um futuro brilhante cheio de conquistas para amanhã, mas e o HOJE? Qual poder você tem dado para o agora? Talvez você tenha ouvido falar nesse título “O poder do agora” ou talvez não. A reflexão deste texto vai ajudar em qualquer dos casos. O título se refere a um livro escrito por Eckhart Tolle, que virou Best-seller por ajudar muitas pessoas a lidarem com a ansiedade. Pensando em multiplicar estes ensinamentos, trouxemos aqui alguns ensinamentos tirados desta leitura e que podem ajudar você a lidar de um modo mais leve com sua rotina presente. Confira:

1. Esteja atento ao bombardeio de pensamentos

Logo quando você acorda, você já sai de casa acelerado pensando em tudo que tem que fazer? Observe o turbilhão de pensamentos que às vezes lhe atropela e tente pensar em uma coisa de cada vez. A expressão “tenho que fazer tal coisa” nos pressiona e muitas vezes se colocarmos na ponta do lápis são muitas cobranças internas, ou seja, nem tudo “tem que”. Resumindo: tente controlar esse bombardeiro, selecionar melhor seus pensamentos e, principalmente, não se cobre demais. Nem tudo “tem que ser” como você gostaria.

2. Perceba o quanto você é refém do seu relógio

Precisamos prestar atenção em como temos nos relacionado com o tempo. É muito fácil falar “nossa, estou na correria, mas qualquer hora dessas marcamos algo”. Ou então encontrar um velho amigo e depois de um papo agradável dizer “nossa, por que não nos encontramos mais vezes?”. O relógio da humanidade nos tem acelerado demais e nos imposto obrigações do tipo “tem que casar”, “tem que ter filho”, “tem que ter casa própria”, “tem que trocar de carro”. Será mesmo que você “tem que” tudo isso? Aos poucos, vamos sucumbindo a esse relógio e começamos a viver de passado (tinha que) ou futuro (terei que). Nesse ponto, precisamos aprender mais com as crianças que conseguem viver o seu dia sem a angústia de como vai ser o amanhã. Ainda livres do relógio social, elas apenas vivem.

3. De quantas ilusões seu mundo é feito?

Atire a primeira pedra quem aqui não se ilude com algumas situações. Volta e meia acreditamos (escolhemos acreditar) que seremos mais felizes depois que pagarmos a última prestação do carro ou que seremos mais felizes depois daquela viagem de férias. Depois de nos formarmos ou depois de passarmos naquele concurso. A real é que algumas dessas coisas podem nos trazer satisfação e até felicidade, mas de nada adianta se iludir pensando que a felicidade está no final destas etapas. Se você não tomar cuidado, no mesmo dia em que ver seu nome na lista de aprovados (do vestibular ou concurso dos sonhos), já estará preocupado com o fato de ser chamado e ter que se mudar de cidade ou até mesmo com o tipo de função que irá exercer ou tensão das semanas de prova. Ou seja, quando não conseguimos curtir a caminhada, logo que alcançamos, mal nos parabenizamos pela vitória e já começamos a nos preocupar com a próxima escalada.

Passado e presente: cada um no seu quadrado

4. Passado e presente: cada um no seu quadrado

Já dizia o ditado que “quem vive de passado é museu”, mas sabe por que algumas pessoas vivem presas nesse museu sem encontrar a porta de saída? Por que esquecem de pegar as chaves na mão e trazer junto para o momento presente. Ou seja, você precisa ter uma conexão emocional positiva com seu passado mesmo quando ele foi dolorido. Aprenda com seu passado o que você pode fazer no presente para evitar que ele se repita. Perdoar-se por erros do passado também é fundamental. Quanto ao futuro, ele ainda não existe. Então, não projete para depois a felicidade. Em geral, brasileiros acreditam que pagar a última prestação do carro será uma alegria, mas quando isso acontece, eles já estão na concessionária assinando contrato para pegar o próximo carnê de prestações. Lide com seu futuro, faça planos, isso é saudável, mas tendo pés no chão do presente.

5. Não fuja para as colinas

Quando o assunto é ansiedade, não adianta fugir. Se você pensa que comendo chocolate, bebendo, fumando, jogando candy crush ou vegetando nas redes sociais observando a vida alheia vai aliviar, a boa notícia é: sim, vai aliviar. Mas a pergunta seguinte é: até quando? Estes recursos de prazer imediato promovem alívio instantâneo, mas podem cegar e lhe trazer ainda mais ilusão sobre o que é ser feliz. A própria alegria da sexta-feira pode ser ilusória. Esperar a sexta-feira é digno para todo trabalhador que merece descanso, mas ser feliz somente no final de semana ou nas férias de janeiro pode não ser compatível com seu ideal de felicidade e plenitude aliado à carreira. Até o antidepressivo ou ansiolítico nesse caso podem representar uma fuga. Por isso a importância de um acompanhamento de um psicólogo ou de terapias alternativas.

6. Aprenda com as crianças

Você já viu uma criança trocar um carrinho de controle remoto caro por uma tampa de panela? Precisamos aprender mais com nossos filhos e crianças em geral. Elas são professoras melhores que o livro, porque elas entendem mais que ninguém o poder do agora. Se o que faz a alegria do momento é a tampa de panela, por que se obrigar a brincar com o brinquedo mais caro? A lição do livro principal é que a felicidade vem de dentro pra fora. Ela não está nas coisas, está nas experiências.

Não tenha medo de pedir ajuda

7. Não tenha medo de pedir ajuda

Mesmo tendo noção de que você pode melhorar, às vezes sua ansiedade pode ter chegado num estágio mais avançado. Perceba-se e procure ajuda. Não é feio buscar por um ombro amigo, por um colo, por um profissional especializado. A cura de nossas feridas pode estar na coletividade. Admitir nossas fraquezas em geral nos aproxima das pessoas, porque mostra que somos humanos.

8. Ser feliz de dentro para fora

Se você começar a ser mais honesto com as ilusões que criou ao seu redor e com as pressões sociais que muitas vezes sequer são suas, aos poucos você vai alcançar sua versão interior em essência. Essa versão vai ajudar você a se conectar com o seu melhor e principalmente lhe mostrar o caminho de como ser feliz de dentro pra fora. Quando você é fiel aos seus sonhos e desejos, começa a se sentir feliz desde o primeiro passo que dá em direção às suas metas. Mahtma Ganghi já nos ensinou: “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.

Ao fim desta matéria, fica aqui nosso convite a acessar o poder do agora que existe dentro de você para podermos seguir olhando mais para o presente e nos relacionarmos de modo mais “relax” com passado e futuro.

Texto: Elô da Rosa