Treissi Amorim logo
News

Que tal um Bolo de Iogurte com Geleia de Morango?

Há alguns dias, postamos uma matéria sobre como potencializar os benefícios do café, essa bebida que, conforme uma pesquisa, nos faz viver mais. Pra começar ainda melhor a semana e, pensando no cheirinho do café moído na hora, temperado com canela e bebido sem pressa, resolvemos compartilhar agora uma receita para um bolinho rápido e prático, para acompanhar a bebida.

O ritual de sentar em família e amigos ao redor de uma mesa para desfrutar de um café com bolo encanta qualquer pessoa. Dos românticos aos gulosos, é um verdadeiro ritual de união: sempre há aquela distribuição de funções, em que um se compromete a levar um empadão; o outro, o bolo. É assim na sua família ou turma também?

Hoje, a receita do bolinho saboroso (alô, gulosos) vem lá da França (alô, românticos) – e é muito, mas muito rápida de fazer (alô, don@s de casa modern@s).

O bolo é de iogurte natural e, por cima, acrescentaremos uma deliciosa geleia de morango. Vamos colocar a mão na massa? Para as medidas, iremos usar o potinho de iogurte como medidor, ok?

Além disso, para cozinhar qualquer tipo de bolo, precisamos lembrar de quatro dicas fundamentais, conforme os ensinamentos dos cozinheiros profissionais:

1. Todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente. Assim, antes de começar o preparo, certifique-se de conferir os ovos e demais ingredientes que, por ventura, estiverem refrigerados – ou em temperatura diferente.

2. Ingredientes separados, já pré-aqueça o forno (nesta receita, a temperatura será de 180ºC) e unte a forma com manteiga ou óleo e farinha. O preparo é o tempo necessário para que o forno todo fique na mesma temperatura, garantindo um assar perfeito.

3. Peneire todos os ingredientes secos (farinha e açúcar), para que o resultado seja aquele bolo que esfarela, sem ficar empapuçado.

4. Enquanto estiver assando, não abra a porta do forno antes dos primeiro vinte minutos de cozimento, pois a farinha e o fermento precisam do calor para que o bolo cresça.

Vamos conferir os ingredientes:

Para os ingredientes do bolo, vamos precisar de:

- 1 pote de iogurte natural (170g)

- 2 ovos inteiros

- 3 potes (a medida do potinho do iogurte) de farinha de trigo

- 1 pote (a medida do potinho do iogurte) de açúcar

- 1 pote (a medida do potinho do iogurte) de óleo

- 1 colher de sopa de fermento químico

Para o modo de preparo do bolo:

Misture todos os ingredientes em uma tigela e misture com um fouet (batedor de arame). Feito isto, coloque na assadeira já untada e leve para o forno, por média de 40min, a depender do seu forno.

Lembre da quarta dica: não abra o forno antes dos primeiros vinte minutos, viu? Espere uns 20 min antes de desenformar, para que o bolo não se quebre. Agora, enquanto o bolo assa, vamos preparar a geleia, um clássico francês, também.

Para os ingredientes da geleia precisaremos de:

- 450g de morangos limpos e picados

- 1 pote e meio (a medida do potinho de iogurte) de açúcar

- Suco de meio limão

Para o modo de preparo da geleia:

Numa panela média, coloque todos os ingredientes e mexa por, aproximadamente, meia hora. Assim que os morangos estiverem desmanchando e a calda estiver mais grossa, a geleia estará pronta. É só esperar um pouco e colocar sobre o bolo desenformado – ou servir de lado, para quem quiser.

Agora, é só passar o café e combinar com alguém para trazer o empadão. Fica, vai ter bolo!

Texto: Julia Stano De Luca